FICHA TÉCNICA DO RECURSO

Intervenção educativa sobre Hiperlipidemia na Unidade Básica de Saúde Jardim do Sol, em Londrina, Paraná
A hiperlidemia é uma das doenças que afeta um número expressivo da população mundial, caracterizada por uma quantidade excessiva de colesterol e lipídios s no sangue. Entre as pessoas acometidas pela doença, alguns desenvolvem complicações cardiovasculares, devido ao acúmulo de gordura no sangue formando placas de ateromas e produzindo danos cardiovasculares. A população atendida pela UBS Jardim do Sol não está longe dessa realidade. Aproximadamente 25% da população adulta, ou seja, 720 pacientes cadastrados são portadores desta patologia, aparecendo como causa direta ou indireta de complicações tais como infarto do miocárdio, tromboembolismo e causa de acidentes cerebrovasculares. Este trabalho tem como objetivo realizar um plano de intervenção educativa para elevar os conhecimentos e conscientização dos pacientes sobre os fatores de risco que podem levar a uma descompensação da patologia. E, assim, melhorar a qualidade de vida e reduzir a aparição de complicações. O estudo descritivo e educativo vai ser realizado com os pacientes cadastrados com Colesterol e Triglicerídeos elevados na UBS Jardim do Sol. Os membros da equipe de saúde irão implementar uma pesquisa para identificar os conhecimentos sobre hiperlipidemia e grupos de risco, o quadro clínico e o tratamento médico, antes da intervenção educacional. Em seguida, todos os pacientes serão avaliados, pretende-se fazer um levantamento de 85% dos pacientes com hiperlipidemia cadastrados e um aumento de 30% em seu nível de conhecimento sobre a doença, os fatores de risco e como ficar compensados. Desta forma, espera-se contribuir na melhoria da qualidade de vida da população da UBS Jardim do Sol.



  • DOENÇAS (C )
  • Doenças Nutricionais e Metabólicas (C18 )
  • Doenças Metabólicas (C18.452 )
  • Transtornos do Metabolismo dos Lipídeos (C18.452.584 )
  • Dislipidemias (C18.452.584.500 )
https://ares.unasus.gov.br/acervo/handle/ARES/13023
15/May/2019