FICHA TÉCNICA DO RECURSO
Intervenção Educacional sobre Hipertensão Arterial em Idosos
Acervo
(dc.type
)
Trabalho de conclusão de curso
Área temática
(dc.subject.classification
)
Atenção Primária / Saúde da Família
Autor
(dc.contributor.author
)
RICO, René Sarmiento
CPF do autor
(unasus.description.provenance
)
CPF
Data de aceitação
(dc.date.accepted
)
2018
Data de publicação no ARES
(dc.date.available
)
2019-05-15T17:00:41Z
Data de submissão ao ARES
(dc.date.accessioned
)
2019-05-15T17:00:41Z
Detentor(es) do direito autoral
(dc.rights.holder
)
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
Endereço do recurso no repositório
(dc.identifier.uri
)
https://ares.unasus.gov.br/acervo/handle/ARES/13089
Idioma
(dc.language.iso
)
pt_BR
Instituição
(dc.mediator
)
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
Orientador
(dc.contributor.advisor
)
MENEGON, Fabricio Augusto
País
(dc.location.country
)
BRA
Palavras-chave (em linguagem natural)
(dc.subject.keyword
)
Hipertensão
Idoso
Prevenção de Doenças
Palavras-chave DECS
(dc.subject.decs
)
Hipertensão
Idoso
Prevenção de Doenças
Regime de direitos autorais
(dc.rights.type
)
Termo de cessão UNA_SUS
Resumo
(dc.description.abstract
)
Introdução: A pressão arterial elevada é o primeiro fator de risco cardiovascular em pacientes geriátricos. Objetivo: Aumentar o conhecimento sobre a hipertensão dos pacientes idosos. Metodologia: Estudo de intervenção educacional com projeto quantitativo do centro de saúde Cesar Milleo entre abril e setembro de 2017. Foram convidados 50 idosos dispensarizados para participar do projeto. A amostra foi formada por 48 deles, a quem foi aplicada uma pesquisa inicial para identificar as necessidades de aprendizagem sobre hipertensão arterial arterial. Resultados: No início, o nível de conhecimento era regular em 49,1% dos pacientes e mal em 43,3% esses resultados foram revertidos para o segundo corte, onde 93,75% alcançaram uma boa pontuação na avaliação qualitativo. Inicialmente, erros conceituais e falta de conhecimento foram identificados em vários aspectos. Para o segundo todos esses aspectos foram melhorados, mais de 90% dos idosos responderam corretamente. Conclusões: A utilidade das intervenções educacionais para aumentar o conhecimento dos idosos foi evidenciada em relação ao Tratamento não-farmacológico da hipertensão arterial.
Termos de uso
(dc.rights.license
)
http://www.unasus.gov.br/content/termo-de-cessao-direitos-autorais
Tipo de recurso
(unasus.learningResourceType
)
Trabalho de conclusão de curso
Título
(dc.title
)
Intervenção Educacional sobre Hipertensão Arterial em Idosos
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