FICHA TÉCNICA DO RECURSO

Organização do fluxo de atendimento na Unidade Básica de Saúde São Venâncio, município de Almirante Tamandaré, Paraná
Introdução: Considera-se o acolhimento como um instrumento muito importante no atendimento dos pacientes que chegam até as Unidades Básicas de Saúde, pois é neste momento em que é possível identificar aqueles que necessitam de uma consulta imediata dos que podem aguardar um pouco mais de tempo. Na Unidade Básica de Saúde São Venâncio, município de Almirante Tamandaré, Paraná, existe dificuldade em organizar esta metodologia de atendimento, pois ainda são distribuídas senhas durante a madrugada, causando desconforto e perigo às pessoas que procuram consulta na Unidade. Objetivo: O objetivo do presente projeto é organizar o fluxo de atendimento na Unidade Básica de Saúde de São Venâncio, Almirante Tamandaré, estado do Paraná. Metodologia: Primeiramente, será discutido entre os profissionais da Unidade as funções que cada um irá desempenhar e será construído um fluxograma de atendimento no acolhimento. Será utilizado um sistema de classificação de prioridade no acolhimento no qual os pacientes serão divididos em grupos (01, 02, 03 e 04) de acordo com a necessidade de atendimento imediato. Uma vez classificado o tipo de consulta, o paciente poderá ser encaminhado para pronto atendimento 24 horas de Almirante Tamandaré, para consulta médica imediata ou será realizado agendamento de consulta. Serão necessárias 4 semanas para que se possa dar o devido treinamento da equipe de enfermagem, da médica e de todos os envolvidos na execução do projeto. Os auxiliares de enfermagem ficarão responsáveis pela coleta dos sinais vitais de todos os usuários que vierem em busca de consulta e também irão evoluir nos prontuários o motivo da consulta. Resultados esperados: Espera-se eliminar a entrega de senhas para atendimento, trazendo comodidade ao cidadão que procura atendimento visto que todos os pacientes serão ouvidos e avaliados pela equipe de maneira humanizada e individualizada, fortalecendo o vínculo dos usuários com a equipe de saúde.


  • ASSISTÊNCIA À SAÚDE (N )
  • Administração de Serviços de Saúde (N04 )
  • Organização e Administração (N04.452 )

https://ares.unasus.gov.br/acervo/handle/ARES/13164
15/May/2019