FICHA TÉCNICA DO RECURSO

Projeto de intervenção educativa sobre a Hipertensão Arterial Sistêmica para usuários idosos da Unidade Básica de Saúde Pranchita, Paraná
Introdução: O fundamento da intervenção é que a Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) constitui o primeiro dos fatores de risco cardiovascular em pacientes geriátricos. Objetivo: Reduzir o risco de complicações por hipertensão arterial sistêmica entre os idosos da Unidade Básica de Saúde Pranchita, Paraná. Metodologia: Será realizado um estudo de intervenção educativa para idosos da área de abrangência da UBS de Pranchita, do município Pranchita, estado do Paraná. O público-alvo da pesquisa inclui portadores de HAS residentes na área de abrangência da UBS e os profissionais de saúde em exercício na UBS durante o período da intervenção. Serão identificadas as necessidades de aprendizagem entre 87 idosos, interessados em participar e com HAS. Dentre os problemas enfrentados na UBS Pranchita na atenção a hipertensos, destaca-se a baixa adesão dos usuários com HAS ao tratamento medicamentoso e desconhecimento a respeito da doença. Resultados esperados: Espera-se por meio de uma intervenção, de cunho educativo promover e aprofundar o conhecimento dos usuários idosos sobre a HAS. Para tal, busca-se neste programa educativo, a partir de uma identificação de necessidades de aprendizagem dos usuários da unidade de saúde da família Pranchita que tiveram dispostos a participar do estudo, aprimorar o conhecimento sobre a HAS, os cuidados necessários, para que dessa forma conheçam os fatores importantes para a diminuição do risco das complicações desta doença.

  • DOENÇAS (C )
  • Doenças Nutricionais e Metabólicas (C18 )
  • Doenças Metabólicas (C18.452 )
  • Transtornos do Metabolismo de Glucose (C18.452.394 )
  • DOENÇAS (C )
  • Doenças do Sistema Endócrino (C19 )


  • DOENÇAS (C )
  • Doenças Cardiovasculares (C14 )
  • Doenças Vasculares (C14.907 )


  • TÉCNICAS E EQUIPAMENTOS ANALÍTICOS, DIAGNÓSTICOS E TERAPÊUTICOS (E )
  • Terapêutica (E02 )
https://ares.unasus.gov.br/acervo/handle/ARES/13175
15/May/2019