FICHA TÉCNICA DO RECURSO

Projeto de intervenção educacional para os Agentes Comunitários de Saúde a fim de melhorar o cadastro de pacientes no e-SUS - Unidade de saúde Abrahao Federman, Ponta Grossa.
Introdução: Cadastro em saúde se refere aos dados que apoiam as equipes de Atenção Básica a mapear as características de saúde, sociais e econômicas da população adscrita ao território sob sua responsabilidade. Este cadastro está organizado em duas dimensões: domiciliar e individual. A necesidade de cadastrar ou registrar a informação dos pacientes é considerado um problema antigo e importante,nesta direção depende da possibilidade de ter o suporte técnico adequado. Objetivo: melhorar o registro ou cadastro dos usuarios no e-SUS, a partir do preenchimento pelos Agentes comunitarios de saude . Metodologia: foi realizado um estudo de intervenção educacional entre que trabalham na unidade de saúde Abrahao Federman do Bairro Uvaranas, localizada no município de Ponta Grossa, PR , no período incluído de junho a agosto de 2017. A população do presente estudo consistiu na participação de 12 agentes comunitarios de saúde que trabalham na unidade de saúde. A coleta de dados foi feita através de uma pesquisa que constituiu o registro definitivo dos dados, foi aplicada antes e depois do programa de intervenção educacional. Resultados: Como resultados, houve uma participaçao de 12 agentes comunitarios de saúde e no que se refere ao conhecimento sobre cadastro de ususarios, a maior parte da amostra demonstrou possuir conhecimento inadequado sobre a temática. Os principais fatores que dificultaram o proceso adequado do cadastro de usuario no e-sus foram a disponibilidade de pouco tempo para desenvolver o trabalho, a população com a documentação desatualizada , e a rede de internet de qualidade ruim. Após a realização da intervenção educativa, observou-se uma importante modificação no nível de conhecimento dos participantes quanto ao cadastro de usuarios no e-sus. Do total da amostra, 92,6% assimiliram os conhecimentos repassados. Além disso foram tomadas algumas medidas como: pedir aos pacientes que atualizem sua documentação, para melhor atualizaçao do cartão do e-sus, foi tomado como um acordo, ter disponivel uma tarde semanal para os agentes comunitários dedicar-se apenas ao cadastro de pacientes no e-sus, outro acordo foi realizar uma reunião mensal para avaliar o processo de registro dos usuários no e-sus. Houve uma redução nas queixas na prefeitura de 5%, e as agendas de consulta foram feitas com melhor qualidade. As diferenças estatísticas, obtidas antes e após a intervenção educacional, foram significativas , o que evidencia os efeitos positivos do programa de intervenção educacional.

  • DENOMINAÇÕES DE GRUPOS (M )
  • Pessoas (M01 )
  • Categorias de Trabalhadores (M01.526 )
  • Pessoal de Saúde (M01.526.485 )
  • Pessoal Técnico de Saúde (M01.526.485.067 )
  • ASSISTÊNCIA À SAÚDE (N )
  • Instituições de Saúde, Recursos Humanos e Serviços (N02 )
  • Pessoal de Saúde (N02.360 )
  • Pessoal Técnico de Saúde (N02.360.067 )


  • CIÊNCIA E SAÚDE (SH )
  • Gestão de Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde (SH1 )
  • Ciência, Tecnologia e Sociedade (SH1.050 )
https://ares.unasus.gov.br/acervo/handle/ARES/13269
15/May/2019