FICHA TÉCNICA DO RECURSO
INFLUÊNCIA DE UMA INTERVENÇÃO EDUCATIVA SOBRE HIV/AIDS, NO CONHECIMENTO DE ADOLESCENTES ENTRE 15 E 17 ANOS.
Autor(es):
Resumo:
O Vírus da Imunodeficiência Humana/Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (HIV/AIDS) tem um comportamento pandêmico nos últimos anos. No município de Porto Alegre a situação é alarmante, o que propiciou a realização deste projeto de intervenção e portfólio. Se apresentou um caso clínico complexo de uma adolescente infectada pelo HIV, com uma rede de apoio fraca e fatores de riscos comportamentais associados, de difícil manejo, que demandou uma atenção integral e interdisciplinar para um desfecho satisfatório. Foram abordados os aspectos relacionados à prevenção de estigma, isolamento, depressão e suicídio na pessoa HIV +, assim como as atividades de promoção e prevenção do HIV/AIDS oferecidas na APS. Se colocou o atendimento domiciliar como uma alternativa valiosa para melhorar a qualidade de vida e adesão ao tratamento e acompanhamento dos pacientes infectados e doentes. O aprendizado durante o curso de especialização foi decisivo para levar adequadamente os protocolos clínicos no cenário diário e demostrar que embora os adolescentes sejam muito vulneráveis dada sua inexperiência, a educação em saúde possibilita capacitação e ações transformadoras que favorecem mudança de pensamentos e ações.
Palavras-chave DeCS (clique para expandir a hierarquia):
HIV
Adolescente
Depressão
Prevenção de Doenças
Atenção Primária à Saúde
- ORGANISMOS (B )
- Vírus (B04 )
- Vírus de RNA (B04.820 )
- Retroviridae (B04.820.650 )
- Lentivirus (B04.820.650.589 )
- Lentivirus de Primatas (B04.820.650.589.650 )
- DENOMINAÇÕES DE GRUPOS (M )
- Pessoas (M01 )
- Grupos Etários (M01.060 )
- PSIQUIATRIA E PSICOLOGIA (F )
- Comportamento e Mecanismos Comportamentais (F01 )
- Comportamento (F01.145 )
- Sintomas Comportamentais (F01.145.126 )
- PSIQUIATRIA E PSICOLOGIA (F )
- Comportamento e Mecanismos Comportamentais (F01 )
- Emoções (F01.470 )
Atenção Primária à Saúde
Data de submissão:
18/Jun/2019
Aparece na coleção: