FICHA TÉCNICA DO RECURSO

Atenção integral à saúde da mulher no climatério e na menopausa para médico
(dc.subject.classification )
Atenção Primária / Saúde da Família
Saúde da Mulher
(dc.contributor.author )
Carcereri, Daniela Lemos
Freitas, Tanise Gonçalves de
Oliveira, Maria Conceição de
Santos, Evanguelia Kotzias Atherino dos
Tognoli, Heitor
(unasus.evaluation )
2012::Elza Berger Salema Coelho::expert
2012::Marcia Regina Luz::expert
2012::Sheila Rubia Lindner::expert
(unasus.typicalLearningTime )
5h
(dc.date.issued )
2012
(dc.date.available )
2014-08-21T19:34:53Z
(dc.date.accessioned )
2014-08-21T19:34:53Z
(dc.contributor.graphicalDesigner )
Sawczen, Fabrício
(dc.contributor.instructionalDesigner )
Heredia, Jimena de Mello
(dc.rights.holder )
Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC
(dc.identifier.uri )
https://ares.unasus.gov.br/acervo/handle/ARES/1409
(dc.format.extent )
Conteúdo Online do módulo de Atenção integral à saúde da mulher: Atenção integral à saúde da mulher no climatério e na menopausa para médico. Unidade 5 do módulo 12 para dentista que compõe o Curso de Especialização Multiprofissional em Saúde da Família. Arquivo .zip contendo página html com recursos de texto, imagens e animações em flash.
(dc.language.iso )
pt_BR
(dc.contributor.eadIllustrator )
Sawczen, Fabrício
(dc.mediator )
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
(dc.audience.educationLevel )
Educação superior
(unasus.educationalDescription )
•Contextualizar a saúde da mulher no cenário brasileiro e conhecer as questões históricas envolvidas na elaboração da Política de Atenção Integral à Saúde da Mulher no país. •Reconhecer a importância do papel da equipe na Atenção Integral à Saúde da Mulher frente à Política de Planejamento Familiar considerando indicadores em saúde, métodos contraceptivos e suas especificidades. •Identificar as ações clínicas recomendadas para o Ciclo Gravídico-puerperal e compreender a estruturação da atenção integral à saúde da mulher por meio trabalho interdisciplinar dos profissionais da Atenção Básica. •Identificar as ações clínicas recomendadas para as principais queixas e agravos ginecológicos. •Compreender as principais alterações esperadas no climatério e na menopausa de modo a identificar o que é pertinente ao período, propondo ações que proporcionem o cuidado integral. •Identificar possibilidades de trabalho interdisciplinar na Atenção Básica por meio do relato de experiências exitosas para subsidiar uma prática profissional fundamentada pela integralidade do cuidado.
(dc.location.country )
BRA
(dc.subject.decs )
Atenção Primária à Saúde
Climatério
Educação a Distância
Menopausa
Saúde da Família
Saúde da Mulher
(dc.description.sponsorship )
Ministério da Saúde/OPAS/OMS
(dc.audience.context )
Médicos que atuam na Estratégia Saúde da Família.
(dc.audience.occupation )
Médicos clínicos
(dc.rights.type )
Cessão parcial não exclusiva
(unasus.technicalRequirement )
Para a visualização desse recurso é necessário navegador que suporte html4 ou superior e Adobe Flash Player.
(dc.description.abstract )
Tópico 1 - Atenção integral à saúde da mulher no climatério e na menopausa O tópico trata do aumento da população de 3ª idade e da maior expectativa de vida da mulher como condições que demandam necessidade de desenvolver atividades com vistas à melhoria da qualidade de vida dessa população. Apresenta o histórico de atendimento a essa condição e a necessidade de cuidados específicos, visão ampliada de saúde, capacitação e sensibilização de profissionais, rotinas, fluxos e protocolos de enfermagem, ações proativas, definição de climatério e suas etapas, definição de menopausa e seus aspectos físicos e psicológicos. Tópico 2- O climatério no ciclo de vida da mulher O tópico mostra que o tema recebeu atenção das políticas públicas, pela primeira vez, em 1984 a partir da PAISM/ MS, posteriormente, em 1994, e pela Norma de Assistência Clínica em 2003, sendo finalmente inserido no NASF em 2010. Apresenta a definição de climatério, sua divisão em fases, a diferenciação de menopausa e aponta a necessidade de sensibilização dos profissionais de AB para a inclusão de rotinas, fluxos e protocolos para otimizar o atendimento e recursos do SUS, devido a importância dessa fase no ciclo de vida da mulher. Trata, também, das alterações intrínsecas e extrínsecas do climatério a curto, médio e longo prazo, sua relação com hábitos devida, seus efeitos no organismo, da incidência de osteoporose e da atividade sexual. Tópico 3- Abordagem terapêutica O tópico reforça a importância da atenção integral nos aspectos clínicos e psicológicos e o direito da mulher às diversas informações para realizar escolhas a respeito dos cuidados, apresenta as variedades de terapias hormonais e não hormonais, suas características, indicações e contraindicações, riscos e benefícios, efeitos colaterais, fitoestrógenos, indicações alimentares, tratamentos por homeopatia e acupuntura. Tópico 4 – Cuidados dos profissionais de ESF com a mulher no climatério e na menopausa O tópico trata das múltiplas ações a implementar para a promoção de saúde, prevenção de agravos, identificação precoce e tratamento de doenças crônicas comuns, e para o manejo de sintomas no climatério. Conteúdo Online do módulo de Atenção integral à saúde da mulher: Atenção integral à saúde da mulher no climatério e na menopausa para médico. Unidade 5 do módulo 12 para dentista que compõe o Curso de Especialização Multiprofissional em Saúde da Família.
(dc.rights.license )
https://unasus.ufsc.br/saudedafamilia/files/2014/01/termo_de_cessao_de_direitos_autorais-NASF.pdf
(unasus.learningResourceType )
Material multimídia
(dc.title )
Atenção integral à saúde da mulher no climatério e na menopausa para médico
(dc.identifier )
https://unasus2.moodle.ufsc.br/pluginfile.php/10631/mod_resource/content/5/unidade5/top1_1.html
(dc.description.version )
2.0
(dc.relation.haspart )
https://ares.unasus.gov.br/acervo/handle/ARES/1218