FICHA TÉCNICA DO RECURSO

Implantação e gerenciamento do Serviço de Atenção Domiciliar - ATENÇÃO DOMICILIAR
(dc.type )
Material multimídia
(dc.subject.classification )
Atenção Domiciliar
Atenção Primária / Saúde da Família
(dc.contributor.author )
Calderón, Daniela Baumgart de Liz
Colussi, Cláudia Flemming
Lacerda, Josimari Telino de
Silveira, Edenice Reis da
(unasus.evaluation )
2014::Leonardo Savassi::expert
2014::Márcia Luz::expert
2014::Mariana Dias::expert
(unasus.typicalLearningTime )
30h
(dc.date.issued )
2014
(dc.date.available )
2014-10-29T18:19:39Z
(dc.date.accessioned )
2014-10-29T18:19:39Z
(dc.rights.holder )
Universidade Federal de Santa Catarina
(dc.identifier.uri )
https://ares.unasus.gov.br/acervo/handle/ARES/1646
(dc.format.extent )
Módulo da Atenção Domiciliar composto por 3 unidades. Compatível com a versão 2.6 do Moodle
(dc.language.iso )
pt_BR
(dc.mediator )
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
(dc.audience.educationLevel )
Educação superior
(unasus.educationalDescription )
Ao final espera-se que o aluno seja capaz de reconhecer a importância de garantir infraestrutura de funcionamento do SAD; eleger critérios de admissão dos usuários do SAD, identificar elementos da rede de atenção à saúde (RAS) essenciais ao bom desempenho do SAD e estabelecer fluxos de acesso e de informação dos usuários do SAD e os diversos pontos de atenção da RAS.
(dc.location.country )
BRA
(dc.subject.keyword )
Atenção domiciliar
(dc.subject.decs )
Assistência Domiciliar
(dc.description.sponsorship )
CGAD - DAB - Ministerio da Saúde
(dc.audience.context )
Profissionais de nível superior e técnicos da saúde, que estejam inseridos nas Equipes Multiprofissionais de Atenção Domiciliar (EMAD) e nas Equipes Multiprofissionais de Apoio (EMAP) que compõem o Programa Melhor em Casa, nas Equipes de Atenção Básica e nos Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF), bem como os profissionais de saúde que trabalham na gestão dos serviços de atenção domiciliar (SAD) e outros gestores também.
(dc.audience.occupation )
Assistente social
Cirurgiões-dentistas
Enfermeiro
Farmacêuticos
Fisioterapeutas
Fonoaudiólogos
Médico veterinário
Médicos clínicos
Nutricionistas
Profissionais da educação física
Psicólogo clínico
Terapeuta ocupacional
(dc.rights.type )
Termo de cessão padrão UNA-SUS
(unasus.technicalRequirement )
Trata-se de um backup Moodle, com todo o material do Curso da Atenção Domiciliar
(dc.description.abstract )
Programa Multicêntrico de Qualificação Profissional em Atenção Domiciliar. No módulo intitulado Implantação e Gerenciamento do Serviço de Atenção Domiciliar o objetivo geral da aprendizagem é subsidiar o processo de implantação e gerenciamento do Serviço de Atenção Domiciliar (SAD) integrado à rede de atenção à saúde. Os aspectos abordados tratam das modalidades de Atenção domiciliar AD1, AD2 e AD3, cujas prerrogativas foram estabelecidas pela Portaria GM/MS nº 963 de 27 de maio de 2013. - Na unidade 1 Estabelecimento de pactos e fluxos é abordado o Serviço de Atenção Domiciliar e suas modalidades de atendimento com o objetivo de especificar o que caracteriza o Serviço de Atenção Domiciliar, suas modalidades, características e possibilidade de implantação; a infraestrutura de funcionamento do SAD com a finalidade de identificar os elementos essenciais para a implantação e o funcionamento do SAD, tais como: a infraestrutura, o estabelecimento de protocolos assistenciais e fluxos de acesso do paciente a todos os serviços e pontos da rede de atenção à saúde e suportes sociais necessários; a relação com a Rede de Atenção à Saúde e outros setores para identificar elementos da rede de atenção à saúde (RAS) essenciais ao bom desempenho do SAD e compreender a necessidade de estabelecer a organização dos fluxos assistenciais que se darão entre o SAD e a RAS para a integração com os demais componentes da rede de serviços do município e região; compreender o fluxo de acesso ao SAD tendo como objetivo estabelecer fluxos de acesso e de informação dos usuários do SAD e os diversos pontos de atenção da RAS; descrever os critérios e condições de elegibilidade, alta ou saída na Atenção Domiciliar com o objetivo de identificar e eleger critérios de admissão e de alta ou saída dos usuários do SAD.  Ao final espera-se que o aluno seja capaz de reconhecer a importância de garantir infraestrutura de funcionamento do SAD; eleger critérios de admissão dos usuários do SAD, identificar elementos da rede de atenção à saúde (RAS) essenciais ao bom desempenho do SAD e estabelecer fluxos de acesso e de informação dos usuários do SAD e os diversos pontos de atenção da RAS. – Na Unidade 2 Composição e formação da equipe do SAD buscou-se conhecer a composição necessária à implantação da equipe de saúde do SAD, identificando os mecanismos de seleção e contratação dos profissionais da equipe do SAD com a composição mínima das Equipes de Atenção Domiciliar EMAD Tipo 1 e Tipo 2 e a composição da Equipe Multidisciplinar de Apoio - EMAP que será determinada segundo as necessidades locais. – Na unidade 3 Divulgação e acompanhamento do SAD descreve-se subsídios para fazer a divulgação do SAD em um município, assim como realizar o monitoramento e avaliação do serviço. Neste módulo temos a apresentação de um depoimento da gestora do SAD em Blumenau – Santa Catarina apresentado na unidade 1. Módulo da Atenção Domiciliar.
(dc.rights.license )
http://projetounasus.ufsc.br/termo_de_cessao_de_direitos_autorais.pdf
(unasus.learningResourceType )
Backup de Moodle
(dc.title )
Implantação e gerenciamento do Serviço de Atenção Domiciliar - ATENÇÃO DOMICILIAR
(dc.identifier )
https://unasus-quali.moodle.ufsc.br/course/view.php?id=3
(dc.description.version )
2ª versão, atualizada