FICHA TÉCNICA DO RECURSO
PREVENÇÃO DO BULLYING NA ESCOLA NO CONTEXTO DO PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA – UM PROJETO DE INTERVENÇÃO
Acervo
(dc.type
)
Trabalho de conclusão de curso
Área temática
(dc.subject.classification
)
Atenção Primária / Saúde da Família
Saúde Mental
Autor
(dc.contributor.author
)
Gomes, Luciene de Moura Alves
Menezes, Yara Samya Marques
Data de aceitação
(dc.date.accepted
)
2019
Data de publicação no ARES
(dc.date.available
)
2020-07-18T02:05:15Z
Data de submissão ao ARES
(dc.date.accessioned
)
2020-07-18T02:05:15Z
Detentor(es) do direito autoral
(dc.rights.holder
)
Menezes, Yara Samya Marques; Gomes, Luciene de Moura Alves ;UFPI; UNASUS-MS
Endereço do recurso no repositório
(dc.identifier.uri
)
https://ares.unasus.gov.br/acervo/handle/ARES/18599
Idioma
(dc.language.iso
)
pt_BR
Instituição
(dc.mediator
)
Universidade Federal do Piauí (UFPI)
Orientador
(dc.contributor.advisor
)
Gomes, Luciene de Moura Alves
País
(dc.location.country
)
BRA
Palavras-chave (em linguagem natural)
(dc.subject.keyword
)
Bullying. Saúde mental. Saúde do estudante.
Palavras-chave DECS
(dc.subject.decs
)
Bullying
Saúde Mental
Regime de direitos autorais
(dc.rights.type
)
Termo de Cessão UNA-SUS
Resumo
(dc.description.abstract
)
Bullying é todo ato de violência física ou psicológica, intencional e repetitivo que ocorre sem motivação evidente, praticado por indivíduo ou grupo, contra uma ou mais pessoas, com o objetivo de intimidá-la ou agredi-la em uma relação de desequilíbrio de poder. O bullying na escola é o tema desse projeto de intervenção. Para elaboração da proposta de intervenção nesse estudo foi utilizada a pesquisa bibliográfica da literatura científica na Biblioteca Virtual em Saúde e manuais do Ministério da Saúde. As intervenções propõem ações voltadas para qualificar a atuação do Programa Saúde na Escola na prevenção do bullying, objetivando a saúde mental dos alunos através do trabalho intersetorial da equipe de Saúde da Família e equipe pedagógica da escola, além do envolvimento da família. Nesse sentido, as ações intersetoriais do Programa Saúde na Escola estimulam a promoção da saúde no contexto escolar que contemplem, de forma transversal, a temática do bullying. Conclui-se que é necessário ampliar as ações de promoção da saúde do escolar, identificando precocemente os casos e estabelecendo uma rotina de atendimento. Faz-se necessário, também, a mobilização de professores e orientação dos pais sobre a temática. O resultado esperado será a melhoria na saúde mental dos alunos.
Termos de uso
(dc.rights.license
)
https://ares.unasus.gov.br/acervo/static/files/Autorizacao%20publicacao%20TCC.doc
Tipo de recurso
(unasus.learningResourceType
)
Trabalho de conclusão de curso
Título
(dc.title
)
PREVENÇÃO DO BULLYING NA ESCOLA NO CONTEXTO DO PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA – UM PROJETO DE INTERVENÇÃO
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