FICHA TÉCNICA DO RECURSO

Dor na atenção básica em saúde
Esse trabalho tem como finalidade apresentar a importância da avaliação do paciente com queixa de dor, os desafios no processo de atendimento e importância da humanização, principalmente para populações mais vulneráveis. Sendo a dor uma queixa comum na atenção primária, entende-se que ao fornecer atenção adequada podemos otimizar a adesão dos usuários e levar boa parte de pessoas que buscam atenção em urgência e emergência para um tratamento preventivo na atenção primária, tendo como na humanização e na medicina baseada em evidencias a base conceitual, assim uma abordagem mais holística e menos codificada, entendendo-se que ao paciente compreender e ter ferramentas para seu cuidado, teremos uma redução de casos manifestos mal tratados, agudizações de processos evitáveis e que requerem menos recursos. Enxergar o usuário com queixa de dor recorrente como uma pessoa que requer mais tempo e atenção, além de recursos, seria muito mais resolutivo frente à abordagem atual que visa uma resolução mais objetiva e codificada, muitas vezes usando drogas, pedidos de exames e referências para serviços especializados como formas de reduzir tempo em consulta, e não por intervenção de aproximação ou pautada em critérios da clínica médica e interesses em investir em processos mais complexos e demorados. Priorizando-se o agendamento dos usuários com queixa de dor, buscando por aprimorar a clínica médica e o tempo das consultas com mais critérios atualizados e importância ao usuário com queixa de dor, pode-se esperar que haja redução significativa na judicialização e redução na sobrecarga de atendimentos de demanda espontânea.
C23.888.592.612:Dor SP2.021.172:Educação em Saúde

https://ares.unasus.gov.br/acervo/handle/ARES/19821
09/Nov/2020