FICHA TÉCNICA DO RECURSO

Implantação do protocolo de acolhimento na Unidade de Saúde da Família Taguaratis no municipio de Ibiapina-Ce
O acolhimento deve ser uma ferramenta para humanização dos serviços de saúde, com qualificação da escuta, favorecimento à construção de vínculos e à garantia de acesso à população, o que pressupõe a responsabilização dos profissionais pelo cuidado prestado. Ao ouvir o usuário, os profissionais terão melhora na relação e desenvolvimento de uma parceria mais colaborativa. Este Projeto de Intervenção tem como objetivo geral Implantar o protocolo de Acolhimento do Ministério da Saúde na Unidade de Saúde da Família Taguaratis no Município De Ibiapina-Ce. De acordo com o que está exposto na literatura, e de experiência individual e conversa com outros colegas médicos e visibilidade nas estratégias de saúde como é realizado o acolhimento, surgiu o interesse em contribuir com o serviço de atenção básica e mudar o atendimento do da UBS em que trabalho, para mudar o atendimento para que os usuários saiam da UBS com seus problemas resolvidos e duvidas esclarecida, e para que isso aconteça resolvi juntamente com minha equipe implantar o protocolo de atendimento em uma unidade de saúde da família, no município de Ibiapina-Ce. Diante este período de trabalho na Atenção Básica, tendo o convívio com a realidade e a situação da demanda espontânea excessiva na unidade básica de saúde a qual pertenço, foi que pude perceber a importância de como um bom acolhimento é fundamental para a atenção primaria. Foram realizadas oficinas mensais na UBS, com os profissionais da unidade, foi realizado no período dos meses de março a junho do ano de 2019. As oficinas foram sempre realizadas na primeira semana de cada mês. O presente Projeto de Intervenção nos proporcionou uma melhora significativa na qualidade do atendimento aos usuários da UBS Taguaratis no Município De Ibiapina-Ce, isso ficou explicito os dias de atendimento médico não ficaram mais tumultuados, cada paciente que procurava a UBS, sempre tinha sua demanda solucionada.
https://ares.unasus.gov.br/acervo/handle/ARES/19878
09/Nov/2020