FICHA TÉCNICA DO RECURSO

Dia da mancha: proposta de intervenção para o diagnóstico precoce de casos de hanseníase na atenção primária a saúde no município de Carnaubal - CE
A Hanseníase é uma infecção granulomatosa crônica, causada pelo bacilo Mycobacterium leprae, apresenta alta contagiosidade e baixa morbidade. A melhor forma de cessar a transmissão é o diagnóstico e tratamento precoce. A hanseníase constitui um problema de saúde pública, no âmbito internacional, principalmente nos países subdesenvolvidos ou em desenvolvimento, os portadores da doença são tratados em quaisquer níveis de atenção em saúde (primaria e secundaria). Com isso percebeu-se a importância do treinamento da equipe para o diagnostico precoce e também a conscientização da população com um DIA DA MANCHA, para assim atingir o maior numero de pessoas para esse movimento. Dessa maneira, propomos no presente estudo implantar as ações que já são preconizadas pelo Ministério da Saúde, para que, com isso, possamos prestar um melhor atendimento à população e precocidade do diagnóstico de hanseníase, bem como também colaborar para romper o ciclo de transmissão da doença. Elaborar uma proposta de intervenção para identificação precoce de casos novos de hanseníase, com uma capacitação de profissionais e conscientização da população. Desenvolvemos na Unidade de Saúde da Família, um circulo de conversas em educação em saúde, com o intuito de atualizar os profissionais de saúde, Agentes Comunitário de Saúde, e de também promover um contato com os profissionais, para que possamos trocar experiências e construir uma melhor maneira ou o nosso próprio protocolo de atendimento com aos pacientes portadores de hanseníase, e desenvolver também uma busca ativa na comunidade.
Na qualidade de titular dos direitos autorais da obra citada, AUTORIZO o MINISTÉRIO DA SAÚDE⁄UNIVERSIDADE ABERTA DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE (UNA-SUS) e a UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ a disponibilizar e distribuir a obra, na íntegra, para fins não comerciais, para leitura, impressão e/ou download. Essa distribuição é de caráter público e gratuito, sem ressarcimento dos direitos autorais, no Acervo de Recursos Educacionais (ARES), em repositórios digitais, sites e demais bancos de dados públicos existentes ou que venham a surgir.
https://ares.unasus.gov.br/acervo/handle/ARES/19985
02/Dec/2020