FICHA TÉCNICA DO RECURSO

Fatores que dificultam a adesão ao tratamento nos idosos hipertensos na Unidade Básica de Saúde de Boqueirão: uma intervenção educativa.
A Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) é um problema de saúde pública de primeira ordem em todo o mundo, pois é um fator de risco cardiovascular importante e está associado a uma maior probabilidade de eventos cerebrovasculares e lesões isquêmicas do miocárdio. As doenças cardiovasculares são as primeiras causas da morte no Brasil e a hipertensão arterial é um dos fatores de risco principais. O controle da hipertensão arterial está diretamente relacionado ao grau de adesão ao tratamento que garante que os pacientes permaneçam compensados, o que exige que os pacientes realizem a tratamento como eles o prescreveram. As dificuldades na adesão terapêutica são um dos problemas mais freqüentes que ocorrem entre as pessoas que sofrem de hipertensão devido, entre outras razões, ao fato de que é caro e que exige a modificação dos estilos de vida dos indivíduos. A aplicação de estratégias adequadas visando melhorar a adesão ao tratamento farmacológico anti-hipertensivo em idosos, podem trazer grandes benefícios, tanto para os pacientes como para os sistemas de saúde. No entanto, para que essas estratégias tenham o sucesso esperado, elas se baseiam na compreensão das características específicas que afetam o comportamento desse grupo de pacientes, o que justifica a importância desse trabalho e de outras medidas de educação continuada em saúde junto às equipes de saúde e aos pacientes.

  • DOENÇAS (C )
  • Doenças Cardiovasculares (C14 )
  • Doenças Vasculares (C14.907 )


Na qualidade de titular dos direitos autorais da obra citada, AUTORIZO o MINISTÉRIO DA SAÚDE⁄UNIVERSIDADE ABERTA DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE (UNA-SUS) e a UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ a disponibilizar e distribuir a obra, na íntegra, para fins não comerciais, para leitura, impressão e/ou download. Essa distribuição é de caráter público e gratuito, sem ressarcimento dos direitos autorais, no Acervo de Recursos Educacionais (ARES), em repositórios digitais, sites e demais bancos de dados públicos existentes ou que venham a surgir.
https://ares.unasus.gov.br/acervo/handle/ARES/20008
02/Dec/2020