FICHA TÉCNICA DO RECURSO

Intervenção educativa sobre infecções respiratórias agudas em crianças menores de 5 anos na Unidade Básica de Saúde Calumbi, Presidente Dutra - MA
Será realizado um estudo de intervenção educacional, com pesquisa de campo a fim de avaliar a eficácia de um plano de atividades educacionais sobre infecções respiratórias agudas (IRA) para mães de crianças menores de 5 anos de idade atendidas na UBS de Calumbi do municipio Presidente Dutra - MA. A população será constituída por um total de 38 mães com crianças menores de 5 anos. A amostra foi composta por 25 mães, selecionadas por amostragem não probabilística por critérios. Mães com idade entre 20 a 25 anos e com apenas um filho predominaram, a maioria com ensino médio completo e pré-universitário, trabalhadoras e casadas. O nível de conhecimento antes da implementação do plano de ação educacional foi baixo na maioria do grupo em todos os aspectos relacionados a infecções respiratórias agudas. O grupo de trabalho básico e os meios de comunicação social foram as principais fontes de informação anterior, mas a existência de tabagismo passivo e superlotação em casa, entre outros fatores, juntamente com os resultados do questionário inicial, mostram pouco conhecimento prévio. Após a aplicação do plano de ações, o nível de conhecimento alcançado pela maioria das mães foi elevado em todos os aspectos, o que confirma que sua execução foi eficaz. Recomenda-se sistematizar o trabalho de promoção individual e grupal com mães e outros cuidadores sobre prevenção e medidas recomendadas para o cuidado durante a doença e depois de aprovado.

  • ASSISTÊNCIA À SAÚDE (N )
  • Características da População (N01 )
  • Saúde (N01.400 )
  • SAÚDE PÚBLICA (SP )
  • Atenção à Saúde (SP2 )
  • Saúde (SP2.770 )
  • Saúde de Grupos Específicos (SP2.770.750 )


Na qualidade de titular dos direitos autorais da obra citada, AUTORIZO o MINISTÉRIO DA SAÚDE⁄UNIVERSIDADE ABERTA DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE (UNA-SUS) e a UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ a disponibilizar e distribuir a obra, na íntegra, para fins não comerciais, para leitura, impressão e/ou download. Essa distribuição é de caráter público e gratuito, sem ressarcimento dos direitos autorais, no Acervo de Recursos Educacionais (ARES), em repositórios digitais, sites e demais bancos de dados públicos existentes ou que venham a surgir.
https://ares.unasus.gov.br/acervo/handle/ARES/20013
02/Dec/2020