FICHA TÉCNICA DO RECURSO

Plano de intervenção para o controle da febre do zika vírus na prevenção da microcefalia em recém-nascidos pertencentes ao município de Anajatuba
O vírus zika é um flavivírus transmitido por mosquitos, sobretudo pela picada de mosquitos Aedes aegypti. Estes vetores também transmitem os vírus da dengue, febre amarela e chikungunya, sendo assintomática até o terceiro dia após a picada do inseto. A microcefalia é uma má-formação congênita que proporciona ao cérebro o não desenvolvimento de forma normal. Objetivando-se analisar a relação entre a febre do Zika vírus e a microcefalia em recém-nascidos. Trata-se de estudo qualitativo-descritivo, a coleta de dados dar-se-á por meio de análise das fichas de acompanhamento dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) nas visitas domiciliares às famílias atendidas pela UBS, um protocolo de prevenção ao vetor que transmite a Febre do Zika vírus, utilizando o modelo de plano de contingência da Dengue, Chikungunya e Zika vírus adotado pelo Rio de Janeiro (2018) divulgado em 2015-2016. Conclui-se que são válidas as mobilizações e as diferentes ações ao combate do Aedes Aegypti, visando maior eficácia na redução e prevenção da Febre do Zika vírus.
Na qualidade de titular dos direitos autorais da obra citada, AUTORIZO o MINISTÉRIO DA SAÚDE⁄UNIVERSIDADE ABERTA DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE (UNA-SUS) e a UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ a disponibilizar e distribuir a obra, na íntegra, para fins não comerciais, para leitura, impressão e/ou download. Essa distribuição é de caráter público e gratuito, sem ressarcimento dos direitos autorais, no Acervo de Recursos Educacionais (ARES), em repositórios digitais, sites e demais bancos de dados públicos existentes ou que venham a surgir.
https://ares.unasus.gov.br/acervo/handle/ARES/20015
02/Dec/2020