FICHA TÉCNICA DO RECURSO

Sintomáticos respiratórios: proposta de intervenção para melhoria da detecção de casos suspeitos de tuberculose na equipe 2 (microárea 101) da UAPS Floresta/SER1 – Fortaleza/CE.
A tuberculose é uma doença infecto contagiosa responsável por 2 a 3 milhão de morte por ano e por uma taxa de infecção anual que gira em torno de 8 a 9 milhões de pessoas em todo o mundo. Segundo os últimos estudos desde 2002 a taxa de incidência da tuberculose vem diminuindo, porem continua sendo um grande problema de saúde pública. A melhor abordagem para o manejo da tuberculose deve ser pelo diagnostico precoce, o tratamento oportuno, a abordagem da infecção latente e o rastreio dos contactantes, sendo a atenção primaria de saúde (APS) um dos melhores cenários para a realização destas atividades. Neste contexto este trabalho é uma proposta de intervenção para o manejo precoce da tuberculose com a busca ativa de sintomáticos respiratórios na equipe de saúde 2 (microárea 101) da Unidade de Atenção Primaria a Saúde Floresta/SER1 – Fortaleza/Ce, com o objetivo de capacitar e sensibilizar os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) para a melhoria da busca ativa dos sintomáticos respiratórios da região.
Na qualidade de titular dos direitos autorais da obra citada, AUTORIZO o MINISTÉRIO DA SAÚDE⁄UNIVERSIDADE ABERTA DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE (UNA-SUS) e a UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ a disponibilizar e distribuir a obra, na íntegra, para fins não comerciais, para leitura, impressão e/ou download. Essa distribuição é de caráter público e gratuito, sem ressarcimento dos direitos autorais, no Acervo de Recursos Educacionais (ARES), em repositórios digitais, sites e demais bancos de dados públicos existentes ou que venham a surgir.
https://ares.unasus.gov.br/acervo/handle/ARES/20020
02/Dec/2020