FICHA TÉCNICA DO RECURSO

Intervenção educativa em idosos hipertensos assistidos pela Unidade Básica de Saúde São José dos Índios em São José de Ribamar - MA
A prevalência de Hipertensão na população idosa é bastante elevada. Seja pelas comorbidades associadas ou pela comum falta de rede de apoio a gestão e controle da patologia nesses pacientes é bastante dificultada. Na Unidade Básica de Saúde São José dos Índios, no município de São José de Ribamar - MA verifica-se grande incidência de idosos hipertensos sem o acompanhamento adequado, com persistência de hábitos deletérios, e desconhecimento sobre a patologia. Diante de tal contexto o objetivo do presente plano de intervenção foi estimular a adoção de hábitos de vida saudáveis e adesão ao tratamento junto à idosos hipertensos assistidos pela referida unidade de saúde. Para alcançar tal fim foram propostas capacitação da equipe assistencial, busca ativa por idosos hipertensos e ações de educação em saúde. Através deste projeto e a participação ativa do grupo envolvido, espera-se uma melhor adesão ao tratamento e, consequentemente, uma diminuição nas complicações cardiovasculares. Além disso, espera-se aumentar o nível de entendimento sobre a doença pelos pacientes, esperando que eles compreendam a importância de realizar uma terapia adequada e regular, alcançando uma melhor relação profissional/paciente, melhorando sua qualidade de vida e um envelhecimento saudável.

  • DOENÇAS (C )
  • Doenças Cardiovasculares (C14 )
  • Doenças Vasculares (C14.907 )


Na qualidade de titular dos direitos autorais da obra citada, AUTORIZO o MINISTÉRIO DA SAÚDE⁄UNIVERSIDADE ABERTA DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE (UNA-SUS) e a UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ a disponibilizar e distribuir a obra, na íntegra, para fins não comerciais, para leitura, impressão e/ou download. Essa distribuição é de caráter público e gratuito, sem ressarcimento dos direitos autorais, no Acervo de Recursos Educacionais (ARES), em repositórios digitais, sites e demais bancos de dados públicos existentes ou que venham a surgir.
https://ares.unasus.gov.br/acervo/handle/ARES/20033
02/Dec/2020