FICHA TÉCNICA DO RECURSO

Implantação do protocolo de acolhimento na Unidade de Saúde da Família Álvaro de Araújo Carneiro no município de Quixeramobim - CE
O SUS é um sistema ainda em construção. Seus princípios e diretrizes vêm sendo implementados de forma gradativa ao longo das duas últimas décadas através de uma série de mecanismos legais, institucionais e organizacionais. Diante do exposto na literatura, e de experiência individual e conversa com outros colegas médicos e visibilidade nas estratégias de saúde como é realizado o acolhimento, surgiu o interesse em contribuir com o serviço de atenção básica e mudar o atendimento do da UBS em que trabalho, para mudar o atendimento para que os usuários saiam da UBS com seus problemas resolvidos e duvidas esclarecida, e para que isso aconteça resolvi juntamente com minha equipe implantar o protocolo de atendimento em uma unidade de saúde da família, no município de Quixeramobim-Ce. Tendo como objetivo implantar o protocolo de Acolhimento do Ministério da Saúde na Unidade de Saúde da Família. Trata-se de um estudo crítico e reflexivo da atenção primária à saúde da ESF Álvaro de Araújo Carneiro, que considera os profissionais da área da saúde como agentes ativos de transformação de si e de sua realidade. Com isso percebo que os profissionais devem ser eminentemente ativos e participativos, pois se não forem estimulados a reflexão, provavelmente não terão a oportunidade de atuarem sobre seu processo de trabalho e transformá-lo.
Na qualidade de titular dos direitos autorais da obra citada, AUTORIZO o MINISTÉRIO DA SAÚDE⁄UNIVERSIDADE ABERTA DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE (UNA-SUS) e a UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ a disponibilizar e distribuir a obra, na íntegra, para fins não comerciais, para leitura, impressão e/ou download. Essa distribuição é de caráter público e gratuito, sem ressarcimento dos direitos autorais, no Acervo de Recursos Educacionais (ARES), em repositórios digitais, sites e demais bancos de dados públicos existentes ou que venham a surgir.
https://ares.unasus.gov.br/acervo/handle/ARES/20045
02/Dec/2020