FICHA TÉCNICA DO RECURSO

Proposta de intervenção educativa em mães de crianças faltosas para melhorar adesão à puericultura na Unidade Básica de Saúde Rosa Pereira dos Santos, Pirapemas, Maranhão
Depois de realizar uma analise situacional da área de abrangência na Unidade Básica de Saúde Rosa Pereira dos Santos, do município Pirapemas, Maranhão, se identificou a falta de adesão à puericultura como um problema de saúde, já que 52.5% das crianças menores de dois anos eram afetadas por ele. Objetivou-se desenvolver uma intervenção educativa em mães de crianças faltosas com o propósito de melhorar a adesão à puericultura. Realizou-se uma pesquisa- ação com vinte e uma mães de crianças. Para a obtenção dos dados deve ser aplicado um questionário simples com a finalidade de buscar informações sobre o nível de conhecimento das mães sobre a puericultura antes e depois da intervenção. Elaborou-se a programação de ações educativas para aumentar o conhecimento das mães sobre a puericultura e motivar à adesão regular. Ao longo do processo é avaliado o conhecimento sobre a consulta e analisada a adesão à puericultura. Com as ações educativas se espera um impacto positivo na comunidade e na própria equipe de saúde, com maior conhecimento sobre a puericultura e o cuidado à criança, aumento da adesão à consulta e melhor desenvolvimento de atividades de promoção e prevenção com a participação de outros profissionais da saúde.
Na qualidade de titular dos direitos autorais da obra citada, AUTORIZO o MINISTÉRIO DA SAÚDE⁄UNIVERSIDADE ABERTA DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE (UNA-SUS) e a UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ a disponibilizar e distribuir a obra, na íntegra, para fins não comerciais, para leitura, impressão e/ou download. Essa distribuição é de caráter público e gratuito, sem ressarcimento dos direitos autorais, no Acervo de Recursos Educacionais (ARES), em repositórios digitais, sites e demais bancos de dados públicos existentes ou que venham a surgir.
https://ares.unasus.gov.br/acervo/handle/ARES/20075
02/Dec/2020