FICHA TÉCNICA DO RECURSO

Ações de educação em saúde para a prevenção de parasitoses intestinais em crianças em idades pré-escolar e escolar atendidas em uma unidade básica de saúde “UBS Vazante”, em Morada Nova, Ceará
As parasitoses intestinais representam um grave problema de saúde pública mundial, e, geralmente, estão associadas a algumas características da população como o baixo nível socioeconômico. Logo, se objetivou realizar ações educativas acerca da prevenção de parasitoses em crianças pré-escolar e escolar, em um grupo de mães e/ou cuidadores, acompanhados pela Equipe Estratégia Saúde da Família (ESF), em Morada Nova, Ceará. Tratou-se de um estudo de intervenção, do tipo pesquisa-ação. As atividades foram executadas em uma Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF) - “UBS Vazante”, localizada em uma zona rural, em Morada Nova, Ceará, uma vez por semana, durante um mês, totalizando 2 encontros, com duração de aproximadamente 1 hora por encontro. As atividades deste estudo foram realizadas no mês de abril de 2018. Realizou-se assim, as seguintes ações: Ação 1 – Diagnóstico situacional: seleção dos participantes e perfil socioeconômico; Ação 2 – Primeiro encontro: roda de conversa com as mães e/ou cuidadores; e Ação 3 - “Palestra educativa” acerca das boas práticas de manipulação de alimentos e higiene pessoal, além de tratamento da água, etc. Avaliação das ações desenvolvidas. As ações foram avaliadas por meio de uma entrevista semiestruturada acerca da vivência no grupo. Além disso, estas foram analisadas por meio de fotografias, vivências e inferências do autor deste trabalho. Logo, destaca-se que estas ações foram importantes no sentido de empoderar as mães/cuidadores acerca dos benefícios de higiene pessoal, alimentar e ambiental para a saúde das crianças, no intuito de se evitar o aparecimento de doenças intestinais nessa população.
Na qualidade de titular dos direitos autorais da obra citada, AUTORIZO o MINISTÉRIO DA SAÚDE⁄UNIVERSIDADE ABERTA DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE (UNA-SUS) e a UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ a disponibilizar e distribuir a obra, na íntegra, para fins não comerciais, para leitura, impressão e/ou download. Essa distribuição é de caráter público e gratuito, sem ressarcimento dos direitos autorais, no Acervo de Recursos Educacionais (ARES), em repositórios digitais, sites e demais bancos de dados públicos existentes ou que venham a surgir.
https://ares.unasus.gov.br/acervo/handle/ARES/20086
02/Dec/2020