FICHA TÉCNICA DO RECURSO

Capacitação de agentes comunitários de saúde de unidade básica de saúde como estratégia para a detecção de casos de tuberculose
A tuberculose atinge em torno de 8,6 milhões de pessoas em todo o mundo, das quais três milhões não são diagnosticadas por não terem acesso aos serviços de saúde. Dessa forma, ganha destaque a figura do Agente Comunitário de Saúde (ACS), sujeito que emerge da comunidade e integra-se às equipes de saúde, sendo reconhecido pela capacidade de estabelecer o elo entre a comunidade e os serviços de saúde. Espera-se que o ACS realize, além da supervisão do tratamento, outras ações como identificar pacientes sintomáticos respiratórios nos domicílios e comunidade; encaminhando casos suspeitos às UBS. O objetivo do estudo foi realizar capacitação de ACS sobre tuberculose. Inicialmente foi observado que o conhecimento sobre a doença de uma maneira geral era limitado, principalmente sobre a definição do sintomático respiratório. Espera-se que o estudo possa nortear ações para a melhoria da qualidade dos serviços desenvolvidos pelos agentes comunitários de saúde.
Na qualidade de titular dos direitos autorais da obra citada, AUTORIZO o MINISTÉRIO DA SAÚDE⁄UNIVERSIDADE ABERTA DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE (UNA-SUS) e a UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ a disponibilizar e distribuir a obra, na íntegra, para fins não comerciais, para leitura, impressão e/ou download. Essa distribuição é de caráter público e gratuito, sem ressarcimento dos direitos autorais, no Acervo de Recursos Educacionais (ARES), em repositórios digitais, sites e demais bancos de dados públicos existentes ou que venham a surgir.
https://ares.unasus.gov.br/acervo/handle/ARES/20128
02/Dec/2020