FICHA TÉCNICA DO RECURSO

Avaliação da auto-aplicação de insulina em portadores de diabetes mellitus tipo 2 acompanhados pela estratégia de saúde da família.
Trata-se de uma pesquisa que avaliou auto-aplicação de insulina em portadores de diabetes melittus tipo II em acompanhamento na Estratégia de Saúde da Família (ESF), com objetivo de promover o autocuidado e, consequentemente, a adesão a terapêutica proposta e o controle da doença. O presente estudo evidenciou que dos 19 participantes do estudo, a maioria é do sexo feminino, totalizando 13 (68,42%) pessoas. A faixa etária mais acometida no estudo deu-se entre 61 a 65 anos, correspondendo a 11 participantes. Observou-se também que metade dos participantes são analfabetos e os demais possuem apenas ensino fundamental incompleto. Percebeu-se que a higienização das mãos, bem como a limpeza do frasco com algodão e álcool é um ato praticado por grande parcela dos entrevistados, uma vez que 73,68% e 63,16% destes, respectivamente, realizam tal ato. O principal motivo de abandono do tratamento foi número alto de aplicações, correspondendo a 8 (42,11%) entrevistados. Todos afirmaram reutilizar seringas após a primeira utilização. Portanto, é imprescindível que sejam implementadas medidas voltadas para educação em saúde, visando o bem estar do paciente.

  • DOENÇAS (C )
  • Doenças Nutricionais e Metabólicas (C18 )
  • Doenças Metabólicas (C18.452 )
  • Transtornos do Metabolismo de Glucose (C18.452.394 )
  • DOENÇAS (C )
  • Doenças do Sistema Endócrino (C19 )


Na qualidade de titular dos direitos autorais da obra citada, AUTORIZO o MINISTÉRIO DA SAÚDE⁄UNIVERSIDADE ABERTA DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE (UNA-SUS) e a UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ a disponibilizar e distribuir a obra, na íntegra, para fins não comerciais, para leitura, impressão e/ou download. Essa distribuição é de caráter público e gratuito, sem ressarcimento dos direitos autorais, no Acervo de Recursos Educacionais (ARES), em repositórios digitais, sites e demais bancos de dados públicos existentes ou que venham a surgir.
https://ares.unasus.gov.br/acervo/handle/ARES/20136
02/Dec/2020