FICHA TÉCNICA DO RECURSO

Plano de intervenção: conscientização, detecção e manejo das gestações de alto risco na comunidade Preá, cidade Cruz, Ceará
O pré-natal alto risco é o acompanhamento das gestantes portadoras de alguma doença ou que as desenvolveram após engravidar (de 15 a 20%), e apresentam maiores chances de risco de morte e complicações do binômio materno-fetal. Normalmente, a hipertensão gestacional ocorre depois da 20ª semana, assim como o diabetes, outra condição de saúde que costuma aparecer depois da 26ª semana. Dados do Ministério da Saúde apontam que, nos últimos dez anos, houve um aumento de 27% no número de nascimentos prematuros no Brasil. Objetiva-se com esse trabalho propor um plano de ação para diminuir o número de gestantes na condição de alto risco no povoado Preá, na cidade de Cruz/CE, a quantidade de gestantes cadastradas é superior ao esperado pelo Ministério da Saúde – 14,16 para 1000 pessoas em 2015: média de 80 gestantes para 3910 habitantes – população estimada através dos dados fornecidos pelo IBGE – o que perfaz 20,46 gestantes para 100 habitantes. Neste contexto tem se demonstrado grande porcentagem de gestações de alto risco -. O objetivo geral foi elaborar um plano de ação para evitar incidência de gravidezes de alto risco, e auxiliar no manejo das já existentes, na área da Unidade Básica de Saúde Francisco Dias dos Santos. Também foi realizada revisão de literatura com os descritores (gestação, alto risco, hipertensão gestacional, diabetes gestacional). Esse fato se deu com o objetivo de embasar as ações desejadas por meio dos banco de dados: SciELO, LILACS, BVS Brasil, BVS Latinoamerica, através da seleção de artigos sobre o referido tema, publicados entre os anos de 2015 aos presentes dias. Na elaboração do plano, foi adotado o método do Planejamento Estratégico Situacional, com proposição atuar diretamente sobre os nós críticos detectados. Diante dos fatos, constatou-se, que é essencial criar um planejamento local que valorize as peculiaridades da população e que aborde tanto a detecção quanto a prevenção de possíveis fatores de risco para a gestação. Além, o planejamento familiar se demonstrou aspecto essencial apesar de pouco estruturado.


  • ASSISTÊNCIA À SAÚDE (N )
  • Instituições de Saúde, Recursos Humanos e Serviços (N02 )
  • Serviços de Saúde (N02.421 )
  • Serviços de Saúde Comunitária (N02.421.143 )
  • Serviços de Saúde da Criança (N02.421.143.130 )
  • ASSISTÊNCIA À SAÚDE (N )
  • Instituições de Saúde, Recursos Humanos e Serviços (N02 )
  • Serviços de Saúde (N02.421 )
  • Serviços Preventivos de Saúde (N02.421.726 )

Na qualidade de titular dos direitos autorais da obra citada, AUTORIZO o MINISTÉRIO DA SAÚDE⁄UNIVERSIDADE ABERTA DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE (UNA-SUS) e a UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ a disponibilizar e distribuir a obra, na íntegra, para fins não comerciais, para leitura, impressão e/ou download. Essa distribuição é de caráter público e gratuito, sem ressarcimento dos direitos autorais, no Acervo de Recursos Educacionais (ARES), em repositórios digitais, sites e demais bancos de dados públicos existentes ou que venham a surgir.
https://ares.unasus.gov.br/acervo/handle/ARES/20137
02/Dec/2020