FICHA TÉCNICA DO RECURSO

Plano de ação para a prevenção das parasitoses intestinais na comunidade da UBS Pacas-2 do município Pinheiro, Maranhão.
As parasitoses intestinais constituem um grave problema de saúde pública, especialmente nos municípios com condições precárias de educação sanitária sendo esse problema associado à falta de informação. Esse Plano de ação foi elaborado com finalidade de diminuir a prevalência de parasitoses em crianças e adultos na comunidade atendida na Unidade Básica de Saúde –Pacas-2 em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Pinheiro, Maranhao. Tem por objetivo a capacitação dos profissionais de saúde propondo conhecimento sobre parasitoses e medidas preventivas. O projeto de intervenção tem como público alvo os profissionais da UBS, mas a comunidade também se beneficiará, pois será atendida por profissionais da saúde mais capacitados. O município será beneficiado também, pois com a diminuição de casos de parasitoses haverá consequentemente redução de casos de anemia e desnutrição, diminuindo assim, custos com medicamentos anti-parasitários e anti-anêmicos. As questões relacionadas ao tratamento da água e saneamento básico têm impacto positivo e é de extrema importância quando se refere à prevenção de enteroparasitoses resultando em uma população mais saudável.
Na qualidade de titular dos direitos autorais da obra citada, AUTORIZO o MINISTÉRIO DA SAÚDE⁄UNIVERSIDADE ABERTA DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE (UNA-SUS) e a UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ a disponibilizar e distribuir a obra, na íntegra, para fins não comerciais, para leitura, impressão e/ou download. Essa distribuição é de caráter público e gratuito, sem ressarcimento dos direitos autorais, no Acervo de Recursos Educacionais (ARES), em repositórios digitais, sites e demais bancos de dados públicos existentes ou que venham a surgir.
https://ares.unasus.gov.br/acervo/handle/ARES/20194
02/Dec/2020