FICHA TÉCNICA DO RECURSO

Melhoria da atenção ao usuário com hipertensão arterial sistêmica (HAS) e/ou diabetes mellitus (DM) na Unidade de Saúde Maria Guilhermina Carvalho, município Camocim, CE.
A hipertensão arterial sistêmica é um grave problema de saúde pública no Brasil e no mundo. (1). Sua prevalência no Brasil varia entre 22% a 44% em adultos, atingindo, em média, 32 em cada 100 indivíduos. Na faixa etária de 60 a 69 anos, este número sobe para 50 em cada 100 indivíduos e, acima de 70 anos, acomete 75% dos indivíduos. (1) No Brasil, no ano de 2009, ocorreram 51.828 mortes por diabetes. Entre 1991 e 2000, a frequência de óbitos aumentou em 24% (de 34/100.000 óbitos para 42/100.000 óbitos) e, posteriormente, no intervalo do ano 2000 a 2009, houve uma redução de 8% nessas mortes (de 42/100.000 para 38/100.000). (2) No Brasil, os desafios de controle e prevenção da hipertensão e suas complicações são, sobretudo, das equipes de Atenção Básica. Diante disso, o presente trabalho é fruto de uma intervenção que objetivou melhorar a atenção à saúde aos usuários com hipertensão e/ou diabetes pertencentes à área de abrangência da Unidade Básica de Saúde Maria Guilhermina Carvalho, Município Camocim, estado do Ceará. O foco da intervenção é escolhido após a realização de uma análise situacional da unidade de saúde com o objetivo de identificar a ação programática mais deficitária. A investigação está dividida em quatro momentos: no primeiro momento se tomará consentimento livre e esclarecido dos participantes, segundo momento será aplicada a entrevista de pré-teste, a qual permitirá ter um diagnóstico inicial do problema, um terceiro momento serão desenvolvidas as atividades de intervenção comunitária com seu plano de ação, o quarto e ultimo momento avaliará a competência alcançada ou não pelos participantes a traves das palestras ,consultas ,visitas domiciliarias ,controle da hipertensão e diabetes, controle dos fatores de risco associados, que permitirá avaliar eficácia das atividades antes desenvolvidas. Usaremos a entrevista como método de recolecção da informação e a informação se processará a través de um computador, os resultados serão apresentados em tabelas simples com números absolutos em tantos por cento permitindo análises e discussão a partir de resultados obtidos, espera-se elevar o nível de conhecimento dos participantes em relação à HAS e DM, conseguir uma diminuição da morbidade por estas doenças , maior aderência ao tratamento e reconhecimento dos agravos, lograr maior controle das cifras de tensão arterial e glicemia, modificar fatores de riscos, mudar estilos de vidas errados e reduzir a morbimortalidade por estas doenças. As ações vam ser feitas entre os meses de setembro e dezembro do ano de 2018.

  • DOENÇAS (C )
  • Doenças Cardiovasculares (C14 )
  • Doenças Vasculares (C14.907 )


Na qualidade de titular dos direitos autorais da obra citada, AUTORIZO o MINISTÉRIO DA SAÚDE⁄UNIVERSIDADE ABERTA DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE (UNA-SUS) e a UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ a disponibilizar e distribuir a obra, na íntegra, para fins não comerciais, para leitura, impressão e/ou download. Essa distribuição é de caráter público e gratuito, sem ressarcimento dos direitos autorais, no Acervo de Recursos Educacionais (ARES), em repositórios digitais, sites e demais bancos de dados públicos existentes ou que venham a surgir.
https://ares.unasus.gov.br/acervo/handle/ARES/20219
02/Dec/2020