FICHA TÉCNICA DO RECURSO

Plano de ação educativa para diminuir as complicações da hipertensão arterial sistêmica na Unidade Básica de Saúde de Fortaleza, município Pinheiro, estado Maranhão.
A Hipertensão Arterial vem aumentando muito nos últimos anos na área de abrangência da Equipe de Saúde da Família. O modelo econômico e social leva a um ambiente cultural e socioeconômico especifico em cada região, e em nossa população existem hábitos de vida não saudáveis que podem ser tanto por condições financeiras quanto por aspectos culturais. Os principais determinantes nesse aumento: alimentação inadequada, falta de atividade física, stress, sobrepeso e a obesidade. No município de Pinheiro a principal causa de óbito são as doenças do aparelho cardiovascular tanto em homens como em mulheres, sendo a maioria dos casos associadas à Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS). Assim, este estúdio objetivou elaborar um projeto de intervenção para diminuir a incidência de Hipertensão Arterial em o UBS Fortaleza. Este plano se baseou no Planejamento Estratégico Situacional e na pesquisa de artigos na Biblioteca Virtual em Saúde, com os descritores: Hipertensão e fatores de risco. Espera-se evitar complicações e sequelas provenientes dessas doenças e aumentar a qualidade de vida desses pacientes.

  • DOENÇAS (C )
  • Doenças Cardiovasculares (C14 )
  • Doenças Vasculares (C14.907 )


Na qualidade de titular dos direitos autorais da obra citada, AUTORIZO o MINISTÉRIO DA SAÚDE⁄UNIVERSIDADE ABERTA DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE (UNA-SUS) e a UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ a disponibilizar e distribuir a obra, na íntegra, para fins não comerciais, para leitura, impressão e/ou download. Essa distribuição é de caráter público e gratuito, sem ressarcimento dos direitos autorais, no Acervo de Recursos Educacionais (ARES), em repositórios digitais, sites e demais bancos de dados públicos existentes ou que venham a surgir.
https://ares.unasus.gov.br/acervo/handle/ARES/20243
02/Dec/2020