FICHA TÉCNICA DO RECURSO

Gravidez na adolescência: projeto de intervenção educativa para prevenir e diminuir sua incidência nos povoados atendidos pelo Centro de Saúde Bela Vista, Bacabal, MA.
A gravidez na adolescência é considerada um importante problema de saúde pública em virtude da prevalência e incidência com que esse fenômeno vem ocorrendo ao redor do mundo e pelos riscos e consequências que pode trazer tanto para a adolescente como para seu bebê. No Brasil são diversas as comunidades que hoje enfrentam esta situação. Este trabalho da conclusão de curso propõe a elaboração de um projeto de intervenção com o objetivo de implantar estratégias de educação em saúde com os adolescentes para discutir a gravidez nesta fase. Par subsidiar a elaboração do projeto de intervenção foi feita uma revisão bibliográfica nos bancos de dados da Biblioteca Virtual em Saúde para levantar as evidências já existentes sobre o tema e assim contribuir na elaboração do referido projeto, o qual foi elaborado seguindo os passos do planejamento estratégico situacional. Foram realizadas ações educativas junto aos jovens visando à prevenção da gravidez, através de encontros para discutir temáticas, tais como: sexualidade, conhecimento do corpo humano, métodos contraceptivos e doenças sexualmente transmissíveis. Com a implantação da intervenção, espera-se melhorar o conhecimento dos adolescentes em relação à sexualidade; reduzir o número de gestantes adolescentes; e suas complicações, melhorar o acesso dos adolescentes às ofertas da ESF (Equipe Estratégia da Família) em relação à sexualidade; assim como a garantia aos adolescentes de anticoncepcionais orais de baixa dosagem e outros métodos contraceptivos, além da referência para pré-natal de alto risco e atenção ao parto de risco habitual ou não; mesmo assim contribuir a melhora da saúde materna infantil. Espera-se que as ações educativas planejadas sejam capazes de contribuir na redução da gravidez na adolescência no território da nossa unidade.
Na qualidade de titular dos direitos autorais da obra citada, AUTORIZO o MINISTÉRIO DA SAÚDE⁄UNIVERSIDADE ABERTA DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE (UNA-SUS) e a UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ a disponibilizar e distribuir a obra, na íntegra, para fins não comerciais, para leitura, impressão e/ou download. Essa distribuição é de caráter público e gratuito, sem ressarcimento dos direitos autorais, no Acervo de Recursos Educacionais (ARES), em repositórios digitais, sites e demais bancos de dados públicos existentes ou que venham a surgir.
https://ares.unasus.gov.br/acervo/handle/ARES/20267
02/Dec/2020