FICHA TÉCNICA DO RECURSO

Promoção do aleitamento materno exclusivo na atenção primária à saúde: educação em saúde com gestantes acompanhadas na “UBS Aruaru II”, em Morada Nova, Ceará
O aleitamento materno (AM) é uma das ações de maior importância para a diminuição das taxas de morbimortalidade infantil e este é considerado um ato insubstituível. Desta forma, objetivou-se propor um plano de intervenção para incentivar a prática do Aleitamento Materno Exclusivo em um grupo de gestantes acompanhadas pela Estratégia Saúde da Família na “UBS Aruaru II”, em Morada Nova, Ceará. Tratou-se de um estudo de intervenção. As atividades foram realizadas em uma Unidade Básica de Saúde da Família – UBSF (UBS Aruaru II), localizada na zona rural de Morada Nova-CE, uma vez por semana, durante o mês de abril de 2018, totalizando 3 encontros, com duração de aproximadamente 1 hora por encontro. Almejou-se trabalhar a prática do aleitamento materno exclusivo com um grupo de 20 gestantes, atendidas em uma UBSF. Foram realizadas as seguintes ações: Ação 1 – Seleção das participantes e perfil clínico e socioeconômico, através dos prontuários; Ação 2 – Primeiro contato: roda de conversa com as gestantes; Ação 3 - “palestra” educativa por meio de metodologias ativas de ensino-aprendizagem, sobre os benefícios do AME para o binômio mãe-filho; e Ação 4 – Atividade “mitos” e “verdades” sobre amamentação, além de entrega de panfletos educativos contendo informações relevantes acerca de uma AME; Avaliação das ações. As atividades foram avaliadas por meio de um questionário contendo informações acerca da vivência no grupo. Além disso, estas foram analisadas por meio de fotografias, vivências e inferências da autora deste estudo. Pode-se inferir que estas ações de educação e promoção da saúde, com ênfase ao incentivo ao Aleitamento Materno Exclusivo foi de suma importância para as gestantes, no que diz respeito, ao empoderamento acerca dos benefícios do AME para o binômio mãe-filho.
Na qualidade de titular dos direitos autorais da obra citada, AUTORIZO o MINISTÉRIO DA SAÚDE⁄UNIVERSIDADE ABERTA DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE (UNA-SUS) e a UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ a disponibilizar e distribuir a obra, na íntegra, para fins não comerciais, para leitura, impressão e/ou download. Essa distribuição é de caráter público e gratuito, sem ressarcimento dos direitos autorais, no Acervo de Recursos Educacionais (ARES), em repositórios digitais, sites e demais bancos de dados públicos existentes ou que venham a surgir.
https://ares.unasus.gov.br/acervo/handle/ARES/20275
02/Dec/2020