FICHA TÉCNICA DO RECURSO

Ações preventivas para diminuir a prevalência da gravidez na adolescência na área de saúde Santa Sofia município Pinheiro, Maranhão
A gravidez na adolescência é um problema de saúde a nível mundial, sendo considerada problema de saúde pública em função da alta prevalência e das consequências que traz consigo como repercussões familiares, econômicas, psicológicas, biológicas e alta ocorrência de morbimortalidade materna e infantil. No município de Pinheiro 42,6% das grávidas atendidas desde o mês de Outubro de 2017, eram adolescentes. Este projeto de investigação tem como objetivo geral realizar ações de prevenção para diminuir a prevalência da gravidez na adolescência, bem como para o conhecimento dos riscos associados em minha área de saúde Santo Sofia. Município de Pinheiro. Maranhão. Realizou-se um diagnóstico situacional no território de abrangência, para melhor conhecimento da área dos problemas existentes, através nas visitas domiciliarias, consultas diárias, para identificar os principais fatores de risco que possam contribuir para a gravidez na adolescência, elaborando assim ações de promoção e prevenção de saúde por meio de palestras públicas e estabelecer grupos de pais e adolescentes, além de, proporcionar o acompanhamento médico adequado para 100% das adolescentes grávidas através das consultas pré-natais. Esperando-se que com a implementação do plano de ação ocorra uma diminuição nos índices da gravidez na adolescência na UBS Santa Sofia e que os jovens sejam orientados e sensibilizados sobre os riscos de gravidez por meio de palestras educativas, rondas de conversas nas escolas e na unidade de saúde, sensibilização da família, professores e da equipe multiprofissional, com objetivo de fortalecer o vínculo entre a equipe de saúde e os adolescentes pra atendimento integral e individual.
Na qualidade de titular dos direitos autorais da obra citada, AUTORIZO o MINISTÉRIO DA SAÚDE⁄UNIVERSIDADE ABERTA DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE (UNA-SUS) e a UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ a disponibilizar e distribuir a obra, na íntegra, para fins não comerciais, para leitura, impressão e/ou download. Essa distribuição é de caráter público e gratuito, sem ressarcimento dos direitos autorais, no Acervo de Recursos Educacionais (ARES), em repositórios digitais, sites e demais bancos de dados públicos existentes ou que venham a surgir.
https://ares.unasus.gov.br/acervo/handle/ARES/20281
02/Dec/2020