FICHA TÉCNICA DO RECURSO

Educação em saúde como estratégia para a detecção precoce do câncer de mama na Unidade Básica de Saúde Gonçala Cândida da Silva em Carnaubal - CE
Introdução:O câncer de mama é o tipo de câncer mais comum entre as mulheres, só ficando atrás do câncer de pele não melanoma. Possui grande capacidade de migração para órgãos e tecidos vizinhos ou distantes (metástase). Além disso, é uma doença que gera impacto no funcionamento físico do corpo humano bem como nos aspectos físico e psicossocial, levando a mulher a perder a auto estima associada a o medo de incapacidade e morte. A melhor forma de minimizar essa realidade é através de estratégias de prevenção e diagnostico precoce do câncer de mama. Estratégias de prevenção primária, secundária e terciária têm sido utilizadas com o objetivo de prevenir enfermidades, diagnosticá-las e tratá-las precocemente, minimizando seus efeitos na população e assegurando, a cada indivíduo, um padrão de vida adequado à manutenção da sua saúde. O diagnóstico precoce consiste em realizar uma abordagem a pessoas com sinais e/ou sintomas iniciais da doença e o rastreamento, através da aplicação de teste ou exame numa população assintomática, aparentemente saudável. Objetivo: O estudo tem como objetivo conscientizar a população feminina da UBS acerca dessas estratégias. Metodologia: Trata-se de um estudo de intervenção que será do tipo descritivo com abordagem qualitativa. O presente estudo foi realizado em uma unidade de saúde integrante do programa de saúde da família localizada na zona rural da cidade de Carnaubal no Ceará. A população do estudo está composta por mulheres da área maiores de idade e que tenham disposição para participar da pesquisa. A coleta de dados foi realizada através de entrevista estruturada para análise do conhecimento das participantes a qual contou com a utilização de um questionário. Análise dos dados: Após a coleta os dados foram analisados e comparados por tabelas, avaliando as respostas do instrumento antes da intervenção educativa e depois. Conclusão: No geral, percebeu-se que as mulheres tiveram dificuldades em identificar as estratégias de prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama mas ao mesmo tempo foram muito receptivas ao que foi instruído nas intervenções educativas, o que mudou a realidade e aumentou o nível de conhecimento de todas as mulheres.

  • DOENÇAS (C )
  • Neoplasias (C04 )
  • Neoplasias por Localização (C04.588 )
  • DOENÇAS (C )
  • Doenças da Pele e do Tecido Conjuntivo (C17 )
  • Dermatopatias (C17.800 )
  • Doenças Mamárias (C17.800.090 )


Na qualidade de titular dos direitos autorais da obra citada, AUTORIZO o MINISTÉRIO DA SAÚDE⁄UNIVERSIDADE ABERTA DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE (UNA-SUS) e a UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ a disponibilizar e distribuir a obra, na íntegra, para fins não comerciais, para leitura, impressão e/ou download. Essa distribuição é de caráter público e gratuito, sem ressarcimento dos direitos autorais, no Acervo de Recursos Educacionais (ARES), em repositórios digitais, sites e demais bancos de dados públicos existentes ou que venham a surgir.
https://ares.unasus.gov.br/acervo/handle/ARES/20291
02/Dec/2020