FICHA TÉCNICA DO RECURSO

Intervenção visando a redução do consumo de benzodiazepínicos em adolescentes e adultos jovens da comunidade assistida pela UBS Carqueijo, em Mucambo, CE.
De acordo com a Asociacao Brasileira de Psiquiatria e Neurologia estima-se que aproximadamente 50 milhões de pessoas façam uso de Benzodiazepinicos diariamente, estudos realizados dessa classe de medicamentos relatam que não devem ser consumidos por mais de três meses e o seu uso deve ser em casos realmente necessários. Se estima que um de cada dez adultos recebam prescrição de tais fármacos o que representa de um a três % da população mundial, com um aumento gradual do consumo em adolescentes e adultos jovens. Em muitos dos casos a prescrição se da de maneira indiscriminada, sem levar em consideração os efeitos colaterais e os aspectos biopsicosociais de cada paciente . Este projeto visa pela possibilidade de verificar adequadamente a necessidade do uso de Benzodiazepinicos na população, a intervenção de forma preventiva e estimulação de adoção de hábitos de vida mais saudáveis.
Na qualidade de titular dos direitos autorais da obra citada, AUTORIZO o MINISTÉRIO DA SAÚDE⁄UNIVERSIDADE ABERTA DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE (UNA-SUS) e a UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ a disponibilizar e distribuir a obra, na íntegra, para fins não comerciais, para leitura, impressão e/ou download. Essa distribuição é de caráter público e gratuito, sem ressarcimento dos direitos autorais, no Acervo de Recursos Educacionais (ARES), em repositórios digitais, sites e demais bancos de dados públicos existentes ou que venham a surgir.
https://ares.unasus.gov.br/acervo/handle/ARES/20307
02/Dec/2020