FICHA TÉCNICA DO RECURSO

Ações de educação em saúde como proposta de intervenção na incidência de gravidez na adolescência no bairro Coheb, município Santa Inês, Maranhão.
A gravidez na adolescência pode vir acompanhada de riscos e complicações, tanto para a saúde materna quanto para a saúde da criança, ela é uma realidade que não para de crescer no Brasil e no mundo. Assim, objetiva-se propor um plano de intervenção com a finalidade de contribuir com a diminuição da incidência de gravidez na adolescência no bairro Coheb, no município Santa Inês, MA, por meio de atividades educativas onde o principal propósito seja aumentar o nível de conhecimento dos adolescentes e a comunidade como toda sobre os riscos da gravidez na adolescência, sobre uma sexualidade segura e responsável e sobre o uso de métodos anticoncepcionais. Espera-se que as intervenções aumentem a compreensão das adolescentes e seus responsáveis a respeito da importância de evitar a gravidez na adolescência, além de fortalecer o conhecimento e autocuidado em relação à saúde reprodutiva. Desta forma, conclui-se que os fatores de risco para a gravidez na adolescência estão associados a baixa escolaridade e nível socioeconômico, o pouco uso dos métodos anticoncepcionais e a baixa autoestima.
Na qualidade de titular dos direitos autorais da obra citada, AUTORIZO o MINISTÉRIO DA SAÚDE⁄UNIVERSIDADE ABERTA DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE (UNA-SUS) e a UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ a disponibilizar e distribuir a obra, na íntegra, para fins não comerciais, para leitura, impressão e/ou download. Essa distribuição é de caráter público e gratuito, sem ressarcimento dos direitos autorais, no Acervo de Recursos Educacionais (ARES), em repositórios digitais, sites e demais bancos de dados públicos existentes ou que venham a surgir.
https://ares.unasus.gov.br/acervo/handle/ARES/20309
02/Dec/2020