FICHA TÉCNICA DO RECURSO

SUPLEMENTAÇÃO FÉRRICA EM CRIANÇAS MENORES DE DEZ ANOS COM DESMAME PRECOCE OU NÃO AMAMENTADAS COM LEITE MATERNO: Uma intervenção em Belo Monte 2, Vitória do Xingu, Pará.
(dc.type )
Trabalho de conclusão de curso
(dc.subject.classification )
Atenção Primária / Saúde da Família
Saúde da Criança
(dc.contributor.author )
Oliveira, Osvaldo Pantoja de
(dc.date.accepted )
2020-12-09
(dc.date.available )
2021-05-20T18:56:54Z
(dc.date.accessioned )
2021-05-20T18:56:54Z
(dc.rights.holder )
Ministério da Saúde
Osvaldo Pantoja de Oliveira
Universidade Federal do Pará (UFPA)
(dc.identifier.uri )
https://ares.unasus.gov.br/acervo/handle/ARES/23777
(dc.language.iso )
pt_BR
(dc.mediator )
Universidade Federal do Pará (UFPA)
(dc.contributor.advisor )
Lopes, Leidiana de Jesus Silva
(dc.location.country )
BRA
(dc.subject.decs )
Anemia Ferropriva
Desmame
Educação em Saúde
(dc.rights.type )
Autorização de uso
(dc.description.abstract )
Objetivo: O presente trabalho tem por objetivo implementar ações educativas e assistenciais referente a anemia ferropriva em crianças menores de 10 anos na comunidade de Belo Monte, município de Vitória do Xingu. Metodologia: O projeto de intervenção está embasado no Planejamento Estratégico Situacional em Saúde - PES, na qual abordou crianças entre 06 meses a 10 anos com anemia ferropriva e que tiveram desmame precoce e∕ou não tiveram suplementação férrica como determina o Ministério da Saúde. Resultados: Do total 72 crianças, 42 possuem anemia decorrente da não suplementação férrica e∕ou não amamentação. Algumas crianças apresentavam infecção de repetição, atraso no desenvolvimento antropométrico e sinais e sintomas clínicos. Após a instituição do tratamento, houve melhoras clínica e laboratorial, o desenvolvimento antropométrico necessitará de mais tempo para avaliação. Como medidas preventivas, foi instituído educação em saúde com o tema da amamentação, suplementação férrica e de ácido fólico no pré-natal e suplementação férrica após 06 meses de vida em aleitamento materno exclusivo. Conclusões: A intervenção de educação em saúde e acompanhamento das crianças e mães possibilitam a melhora na qualidade de vida das crianças e que vivem nas áreas mais longínquas da unidade de saúde.
(dc.rights.license )
https://ares.unasus.gov.br/acervo/static/files/Termos%20de%20uso%20do%20ARES.pdf
(unasus.learningResourceType )
Trabalho de conclusão de curso
(dc.title )
SUPLEMENTAÇÃO FÉRRICA EM CRIANÇAS MENORES DE DEZ ANOS COM DESMAME PRECOCE OU NÃO AMAMENTADAS COM LEITE MATERNO: Uma intervenção em Belo Monte 2, Vitória do Xingu, Pará.