FICHA TÉCNICA DO RECURSO

A INSERÇÃO DO FONOAUDIÓLOGO NO PROGRAMA DE PUERPERICULTURA DA CIDADE DE CURIMATÁ-PI – UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO
No município de Curimatá, atrasos ou alterações na aquisição e desenvolvimento da fala, são problemas cada vez mais identificados nos atendimentos realizados pela especialidade de fonoaudiologia. A maioria dessas alterações e seus comprometimentos poderiam ser evitados ou minimizados com acompanhamento fonoaudiológico do desenvolvimento de fala e linguagem e adequada orientação aos pais e familiares dessas crianças, principalmente através das consultas de puericultura. Objetivo: Inserir o profissional fonoaudiólogo no programa de puericultura realizado no município de Curimatá – PI, para a prevenção e diminuição de alterações de fala e linguagem nas crianças acompanhadas pelo programa. Plano Operativo: Consultas regulares com a fonoaudióloga do NASF, para avaliação e acompanhamento do desenvolvimento de fala e linguagem das crianças de 0 a 2 anos. Capacitação dos enfermeiros das equipes para melhor compreensão do processo de aquisição e desenvolvimento de fala e linguagem infantil, suas alterações e conduta adequada. Palestras e conversas individuais com os pais das crianças acompanhadas, sobre seu papel e a importância da participação familiar para o desenvolvimento de fala e linguagem dos seus filhos. Conclusão: Sempre que as equipes de ESF e NASF de Curimatá se unem na execução de algum projeto, são obtidos bons resultados.

  • PSIQUIATRIA E PSICOLOGIA (F )
  • Comportamento e Mecanismos Comportamentais (F01 )
  • Comportamento (F01.145 )
  • Comunicação (F01.145.209 )
  • Comportamento Verbal (F01.145.209.908 )
  • FENÔMENOS E PROCESSOS (G )
  • Fenômenos Fisiológicos Musculoesqueléticos e Neurais (G11 )
  • Fenômenos Fisiológicos do Sistema Nervoso (G11.561 )
  • CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO (L )
  • Ciência da Informação (L01 )
  • Idioma (L01.559 )
  • Estudos de Linguagem (L01.559.423 )
https://ares.unasus.gov.br/acervo/handle/ARES/24334
22/Nov/2021