FICHA TÉCNICA DO RECURSO
O papel das tecnologias da informação e comunicação na educação a distância: a experiência de Mato Grosso do Sul/ UNA-SUS
Acervo
(dc.type
)
Documento institucional
Autor
(dc.contributor.author
)
De Carli, Alessandro Diogo
Geniole, Leika Aparecida Ishiyama
Kodjaoglanian, Vera Lúcia
Moraes, Sílvia Helena Mendonça de
Sandim, Hercules da Costa
Data da publicação original
(dc.date.issued
)
2014
Data de publicação no ARES
(dc.date.available
)
2022-03-11T19:15:53Z
Data de submissão ao ARES
(dc.date.accessioned
)
2022-03-11T19:15:53Z
Detentor(es) do direito autoral
(dc.rights.holder
)
Alessandro Diogo De Carli
Hercules da Costa Sandim
Leika Aparecida Ishiyama Geniole
Sílvia Helena Mendonça de Moraes
Universidade Federal de Pernambuco (UNA-SUS/UFPE)
Vera Lúcia Kodjaoglanian
Editora do recurso educacional, caso tenha sido publicado anteriormente
(dc.publisher.publisher
)
Ed. Universitária da UFPE
Endereço do recurso no repositório
(dc.identifier.uri
)
https://ares.unasus.gov.br/acervo/handle/ARES/24504
Extensão
(dc.format.extent
)
23 p.
Idioma
(dc.language.iso
)
pt_BR
Instituição
(dc.mediator
)
Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS)
País
(dc.location.country
)
BRA
Palavras-chave (em linguagem natural)
(dc.subject.keyword
)
Relato de experiência
Palavras-chave DECS
(dc.subject.decs
)
Avaliação Educacional
Capacitação Profissional
Educação Continuada
Publicado anteriormente
(dc.published.previously
)
Sim
Regime de direitos autorais
(dc.rights.type
)
Licença própria
Resumo
(dc.description.abstract
)
Trata-se de um capítulo do livro "Relatos de uso de tecnologias educacionais na educação permanente de profissionais de saúde no sistema Universidade Aberta do SUS". A Estratégia de Saúde da Família é um salto conceitual genuíno, transição paradigmática enfrentada pelos pensadores e gestores da saúde, aliando os diferentes princípios do Sistema Único de Saúde. Conciliar esses princípios no cotidiano da gestão de saúde, valorizando a autonomia das pessoas, é uma tarefa difícil para os profissionais das equipes de Saúde da Família, requerendo constante adequação das competências necessárias exigidas. O objetivo deste relato é demonstrar a experiência de Mato Grosso do Sul na qualificação de seus profissionais de saúde, enfocando a Educação à Distância e o papel das tecnologias de informação e comunicação no processo de ensino-aprendizagem. O Ambiente Virtual de Aprendizagem utilizado é a plataforma MOODLE. Assim foi possível implementar o curso de especialização aos profissionais da saúde da família de Mato Grosso do Sul com 100% de cobertura e, na sequência, em Mato Grosso, Bahia, Rondônia, Goiás, Distrito Federal e Alagoas. O curso vem contribuindo para a (re)organização dos processos de trabalho em saúde e fortalecimento do SUS.
Termos de uso
(dc.rights.license
)
©2014 Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde da Universidade Federal de Pernambuco (UNA-SUS UFPE). Qualquer parte desta publicação pode ser reproduzida, desde que citada a fonte.
Tipo de recurso
(unasus.learningResourceType
)
Capítulo de livro
Título
(dc.title
)
O papel das tecnologias da informação e comunicação na educação a distância: a experiência de Mato Grosso do Sul/ UNA-SUS
URL da fonte original do recurso
(dc.identifier
)
https://ares.unasus.gov.br/acervo/handle/ARES/9047
é parte de
(dc.relation.ispartof
)
Relatos de uso de tecnologias educacionais na educação pe... (ARES/9047)
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