FICHA TÉCNICA DO RECURSO

O papel das tecnologias da informação e comunicação na educação a distância: a experiência de Mato Grosso do Sul/ UNA-SUS
(dc.type )
Documento institucional
(dc.contributor.author )
De Carli, Alessandro Diogo
Geniole, Leika Aparecida Ishiyama
Kodjaoglanian, Vera Lúcia
Moraes, Sílvia Helena Mendonça de
Sandim, Hercules da Costa
(dc.date.issued )
2014
(dc.date.available )
2022-03-11T19:15:53Z
(dc.date.accessioned )
2022-03-11T19:15:53Z
(dc.rights.holder )
Alessandro Diogo De Carli
Hercules da Costa Sandim
Leika Aparecida Ishiyama Geniole
Sílvia Helena Mendonça de Moraes
Universidade Federal de Pernambuco (UNA-SUS/UFPE)
Vera Lúcia Kodjaoglanian
(dc.publisher.publisher )
Ed. Universitária da UFPE
(dc.identifier.uri )
https://ares.unasus.gov.br/acervo/handle/ARES/24504
(dc.format.extent )
23 p.
(dc.language.iso )
pt_BR
(dc.mediator )
Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS)
(dc.location.country )
BRA
(dc.subject.keyword )
Relato de experiência
(dc.subject.decs )
Avaliação Educacional
Capacitação Profissional
Educação Continuada
(dc.published.previously )
Sim
(dc.rights.type )
Licença própria
(dc.description.abstract )
Trata-se de um capítulo do livro "Relatos de uso de tecnologias educacionais na educação permanente de profissionais de saúde no sistema Universidade Aberta do SUS". A Estratégia de Saúde da Família é um salto conceitual genuíno, transição paradigmática enfrentada pelos pensadores e gestores da saúde, aliando os diferentes princípios do Sistema Único de Saúde. Conciliar esses princípios no cotidiano da gestão de saúde, valorizando a autonomia das pessoas, é uma tarefa difícil para os profissionais das equipes de Saúde da Família, requerendo constante adequação das competências necessárias exigidas. O objetivo deste relato é demonstrar a experiência de Mato Grosso do Sul na qualificação de seus profissionais de saúde, enfocando a Educação à Distância e o papel das tecnologias de informação e comunicação no processo de ensino-aprendizagem. O Ambiente Virtual de Aprendizagem utilizado é a plataforma MOODLE. Assim foi possível implementar o curso de especialização aos profissionais da saúde da família de Mato Grosso do Sul com 100% de cobertura e, na sequência, em Mato Grosso, Bahia, Rondônia, Goiás, Distrito Federal e Alagoas. O curso vem contribuindo para a (re)organização dos processos de trabalho em saúde e fortalecimento do SUS.
(dc.rights.license )
©2014 Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde da Universidade Federal de Pernambuco (UNA-SUS UFPE). Qualquer parte desta publicação pode ser reproduzida, desde que citada a fonte.
(unasus.learningResourceType )
Capítulo de livro
(dc.title )
O papel das tecnologias da informação e comunicação na educação a distância: a experiência de Mato Grosso do Sul/ UNA-SUS
(dc.identifier )
https://ares.unasus.gov.br/acervo/handle/ARES/9047
(dc.relation.ispartof )
Relatos de uso de tecnologias educacionais na educação pe... (ARES/9047)