FICHA TÉCNICA DO RECURSO

Controle da infestação por schistosoma mansoni através de educação em saúde na área de abrangência da Unidade Básica de Saúde Santa Fé no município de Chã Preta – Alagoas
Nos países em desenvolvimento e principalmente do clima tropical as doenças infecciosas parasitárias constituem grandes problemas para saúde pública, no Brasil a região norte e nordeste também enfrentam estas barreiras para o desenvolvimento de saúde pública. Diante desta problemática, o presente trabalho tem como objetivo geral: propor um plano de intervenção para reduzir a infecção por esquistossomose na população da área da abrangência da UBS Santa Fé por meio de ações de educação em saúde. E tem como objetivos específicos: Identificar a quantidade de pessoas que foi diagnosticada com esquistossomose na área de abrangência; Dar suporte ao programa de controle de esquistossomose; promover atividades de educação em saúde na região com foco de esquistossomose; e, identificar a área com maior risco de infecção por esquistossomose. Para desenvolvimento do trabalho foi o Planejamento Estratégico Situacional (PES), que contempla as seguintes etapas: momento explicativo; momento normativo; momento estratégico; e, momento tático- operacional. Conclui-se que o plano de Intervenção focado no controle da esquistossomose torna-se um desafio para todos os profissionais de saúde, considerando a diversidade de fatores que contribuem para disseminação da doença, entretanto é de suma importância o engajamento integral entre os diversos setores para poder alcançar os objetivos propostos.

  • DOENÇAS (C )
  • Infecções (C01 )
  • Doenças Parasitárias (C01.610 )
  • Helmintíase (C01.610.335 )
  • Infecções por Trematódeos (C01.610.335.865 )
  • DOENÇAS (C )
  • Infecções (C01 )
  • Doenças Transmitidas por Vetores (C01.920 )
Na qualidade de titular dos direitos autorais da obra citada, AUTORIZO o MINISTÉRIO DA SAÚDE⁄UNIVERSIDADE ABERTA DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE (UNA-SUS) e a UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS (UFAL) a disponibilizar e distribuir a obra em acesso aberto, na íntegra, para fins não comerciais, para leitura, impressão e download, em caráter público e gratuito, sem ressarcimento dos direitos autorais, em repositórios digitais.
https://ares.unasus.gov.br/acervo/handle/ARES/24564
31/Mar/2022