FICHA TÉCNICA DO RECURSO

Plano de intervenção para redução do uso de drogas lícitas no território da Unidade Básica de Saúde em Santana do Ipanema, Alagoas
Santana do Ipanema é considerada a principal cidade do sertão alagoano. Na área da saúde, o município conta com estratégias para que toda população possa ser assistida de modo integro e humano. Atualmente, a Secretaria Municipal de Saúde possui equipe de Estratégia de Saúde da Família há cerca de cinco anos e conta hoje com 12 equipes no seu total e um Programa de Agente Comunitário de Saúde. As drogas são substancias capazes de alterar o funcionamento do organismo humano, seja ela de qual natureza e composição for. Neste contexto, o presente trabalho tem como objetivo implantar um plano de intervenção que possa contribuir na redução do uso abusivo de drogas lícitas e ilícitas na área de abrangência de uma determinada Unidade de Saúde da Família, situado na zona rural do município de Santana do Ipanema, Alagoas. Para a elaboração do projeto, utilizou-se o método simplificado do Planejamento Estratégico Situacional. Foi realizada revisão de literatura na base de dados LILACS e na Biblioteca Virtual em Saúde do Ministério da Saúde. Tomando como base que o uso abusivo das drogas lícitas traz a comunidade, entre eles a violência doméstica, necessitando de um projeto ou conjunto de ações que visem a conscientização da população.

  • ASSISTÊNCIA À SAÚDE (N )
  • Administração de Serviços de Saúde (N04 )
  • Administração dos Cuidados ao Paciente (N04.590 )
  • Assistência Integral à Saúde (N04.590.233 )
  • SAÚDE PÚBLICA (SP )
  • Atenção à Saúde (SP2 )
  • Níveis de Atenção à Saúde (SP2.630 )
Na qualidade de titular dos direitos autorais da obra citada, AUTORIZO o MINISTÉRIO DA SAÚDE⁄UNIVERSIDADE ABERTA DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE (UNA-SUS) e a UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS (UFAL) a disponibilizar e distribuir a obra em acesso aberto, na íntegra, para fins não comerciais, para leitura, impressão e download, em caráter público e gratuito, sem ressarcimento dos direitos autorais, em repositórios digitais.
https://ares.unasus.gov.br/acervo/handle/ARES/24577
31/Mar/2022