FICHA TÉCNICA DO RECURSO
Esquistossomose: ações de prevenção pela educação
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Resumo:
O projeto de intervenção aqui apresentado objetiva desenvolver ações de prevenção e combate a esquistossomose no território da Unidade de Saúde Vista Alegre Igreja Nova Alagoas. Para isso irá capacitar a equipe de saúde sobre os principais conceitos relacionados a esquistossomose; promover uma varredura no território orientando sobre os cuidados preventivos a esquistossomose no território; e monitorar o avanço ou diminuição dos casos no território após a aplicação das ações. Como metodologia das ações utiliza-se do Planejamento Estratégico Situacional e Método da Estimativa Rápida. O levantamento dos problemas foi feito através de reunião realizada com a equipe e através dos passos que a intervenção deve seguir. Como resultados percebeu-se que se desenvolvermos ações de prevenção e promoção de saúde com indivíduos do território pode-se diminuir radicalmente a quantidade de infectados pela esquistossomose. Além disso, aponta-se como grande contribuição do Projeto de Intervenção a capacitação da equipe de saúde, visto que muitos até conhecem a esquistossomose, mas não apresentam uma profundidade suficiente para orientar a população e trabalhar na prevenção deste agravo.
Palavras-chave DeCS (clique para expandir a hierarquia):
Atenção Primária à Saúde
- ASSISTÊNCIA À SAÚDE (N )
- Administração de Serviços de Saúde (N04 )
- Administração dos Cuidados ao Paciente (N04.590 )
- Assistência Integral à Saúde (N04.590.233 )
- SAÚDE PÚBLICA (SP )
- Atenção à Saúde (SP2 )
- Níveis de Atenção à Saúde (SP2.630 )
Termos de uso:
Na qualidade de titular dos direitos autorais da obra citada, AUTORIZO o MINISTÉRIO DA SAÚDE⁄UNIVERSIDADE ABERTA DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE (UNA-SUS) e a UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS (UFAL) a disponibilizar e distribuir a obra em acesso aberto, na íntegra, para fins não comerciais, para leitura, impressão e download, em caráter público e gratuito, sem ressarcimento dos direitos autorais, em repositórios digitais.
Data de submissão:
31/Mar/2022
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