FICHA TÉCNICA DO RECURSO

Prevenção no combate contra o câncer do colo do útero em mulheres maiores de 24 anos na Unidade de Saúde de União dos Palmares – AL: captação para exame citológico na UBS de União dos Palmares - AL
O presente estudo tem o objetivo indicar estratégias de melhoria da adesão ao exame Papanicolau na Unidade Básica de Saúde da família Tereza Romana, no município de União dos Palmares As ações do projeto ocorreram entre os meses de outubro de 2019 a fevereiro 2020, e incluíram a conscientização do público feminino através de palestras educativas e rodas de conversa, além da coleta do exame Papanicolau em mulheres entre 25 e 59 anos, que estavam atrasados nos últimos três anos. O estudo foi avaliado através de reuniões bimestrais com a equipe de saúde da unidade, tendo sido discutidos os dados pertinentes a quantidade de procedimentos realizados. Os resultados obtidos foram satisfatórios quanto a adesão ao projeto, visto que se identificou um aumento da procura pela realização do exame. Espera-se que se mantenha constante na rotina da UBS, beneficiando toda a população feminina e sendo um projeto percursor de novas estratégias de saúde para a comunidade em geral.

  • ASSISTÊNCIA À SAÚDE (N )
  • Administração de Serviços de Saúde (N04 )
  • Administração dos Cuidados ao Paciente (N04.590 )
  • Assistência Integral à Saúde (N04.590.233 )
  • SAÚDE PÚBLICA (SP )
  • Atenção à Saúde (SP2 )
  • Níveis de Atenção à Saúde (SP2.630 )
Na qualidade de titular dos direitos autorais da obra citada, AUTORIZO o MINISTÉRIO DA SAÚDE⁄UNIVERSIDADE ABERTA DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE (UNA-SUS) e a UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS (UFAL) a disponibilizar e distribuir a obra em acesso aberto, na íntegra, para fins não comerciais, para leitura, impressão e download, em caráter público e gratuito, sem ressarcimento dos direitos autorais, em repositórios digitais.
https://ares.unasus.gov.br/acervo/handle/ARES/24583
31/Mar/2022