FICHA TÉCNICA DO RECURSO

Avaliação dos hábitos de higiene adotados no combate ao Covid-19 em uma comunidade do município de União dos Palmares – Alagoas.
(dc.type )
Trabalho de conclusão de curso
(dc.subject.classification )
Atenção Primária / Saúde da Família
Doenças Infecciosas
(dc.contributor.author )
Nicolau, Karoline Bernardo
(dc.date.accepted )
2021-04-09
(dc.date.available )
2022-03-31T14:41:34Z
(dc.date.accessioned )
2022-03-31T14:41:34Z
(dc.rights.holder )
Karoline Bernardo Nicolau
(dc.identifier.uri )
https://ares.unasus.gov.br/acervo/handle/ARES/24584
(dc.language.iso )
pt_BR
(dc.mediator )
Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
(dc.contributor.advisor )
Riscado, Jorge Luís de Souza
(dc.location.country )
BRA
(dc.subject.keyword )
Atenção Primária
Educação em saúde
Hábitos de Higiene
Prevenção
(dc.subject.decs )
Atenção Primária à Saúde
COVID-19
(dc.rights.type )
Autorização de uso
(dc.description.abstract )
A pandemia do COVID-19 destacou a necessidade de incentivo a práticas educativas preventivas através da adoção de hábitos de higiene, visto que o novo Coronavírus possui fácil e rápida transmissibilidade através de gotículas de uma pessoa contaminada a outra ou através de objetos contaminados. O objetivo do trabalho é a construção de um plano de ação para conscientização e capacitação da população e da Unidade Básica de Saúde Santa Maria Madalena em União dos Palmares a adotar hábitos de higiene, causando impacto positivo na prevenção contra o COVID-19 na comunidade. O plano de ação foi feito utilizando o Planejamento Estratégico Situacional (PES) com o levantamento dos problemas apresentados pela equipe e contextualizados com a atual pandemia. Foi feita a escolha do problema principal e os passos seguintes foram a descrição e explicação do problema prioritário, dos nós críticos, a identificação de recurso críticos, análise de viabilidade do plano e elaboração do plano operativo. A Avaliação será feita através de questionário aplicado pelos Agentes de Saúde durante as visitas domiciliares. Espera-se que com a execução do plano de ação possamos minimizar os casos de COVID-19 na comunidade proporcionando um maior conhecimento e adesão sobre os hábitos e comportamentos que os usuários e equipe da UBS devem ter diante da pandemia e que devem ser replicados na coletividade.
(dc.rights.license )
Na qualidade de titular dos direitos autorais da obra citada, AUTORIZO o MINISTÉRIO DA SAÚDE⁄UNIVERSIDADE ABERTA DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE (UNA-SUS) e a UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS (UFAL) a disponibilizar e distribuir a obra em acesso aberto, na íntegra, para fins não comerciais, para leitura, impressão e download, em caráter público e gratuito, sem ressarcimento dos direitos autorais, em repositórios digitais.
(unasus.learningResourceType )
Trabalho de conclusão de curso
(dc.title )
Avaliação dos hábitos de higiene adotados no combate ao Covid-19 em uma comunidade do município de União dos Palmares – Alagoas.