FICHA TÉCNICA DO RECURSO

Importância do aleitamento materno exclusivo até os seis meses de idade: projeto de intervenção na Estratégia de Saúde da Família Jenipapo no município de Igreja Nova-AL
A Organização Mundial da Saúde (OMS) aconselha que as mulheres amamentem seus filhos exclusivamente com leite materno em seus primeiros meses de vida por ser o alimento mais perfeito para as necessidades nutricionais do bebê. São escassas as pesquisas que apontam como têm sido o aleitamento materno em crianças menores de seis meses em Alagoas e, particularmente do município de Igreja Nova. Por isso, a equipe decidiu atuar neste problema, pois os benefícios obtidos com o aumento no número de mães que fiquem conscientes das vantagens desta prática podem contribuir à futura saúde da comunidade que atendemos. Objetivo: Elaborar um projeto de intervenção que permita aumentar a incidência de mães que optem pelo aleitamento materno exclusivo, nas crianças menores de seis meses de idade, na Unidade Básica de Saúde da Família “JENIPAPO”, em Igreja Nova, Alagoas. Metodologia: Para o desenvolvimento do Projeto de Intervenção foi utilizado o Método do Planejamento Estratégico Situacional (PES) E realizada uma revisão da literatura sobre o tema, no período de 2008 a 2018, nas bases de dados da Biblioteca Virtual de Saúde (BVS), e sites governamentais de saúde. Portanto, trata-se de um trabalho que que pode gerar um impacto psicossocial e emocional no desenvolvimento das crianças, tanto como, melhorar definitivamente a qualidade de vida tanto de mães como de filhos.
Atenção Primária à Saúde
Na qualidade de titular dos direitos autorais da obra citada, AUTORIZO o MINISTÉRIO DA SAÚDE⁄UNIVERSIDADE ABERTA DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE (UNA-SUS) e a UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS (UFAL) a disponibilizar e distribuir a obra em acesso aberto, na íntegra, para fins não comerciais, para leitura, impressão e download, em caráter público e gratuito, sem ressarcimento dos direitos autorais, em repositórios digitais.
https://ares.unasus.gov.br/acervo/handle/ARES/24588
31/Mar/2022