FICHA TÉCNICA DO RECURSO

Como vivem, adoecem e morrem, em decorrência do câncer do colo do útero, as mulheres da área de atuação da UBS 03, de Olho d’Água do Casado, Alagoas – mortes evitáveis
O câncer do colo do útero é a segunda neoplasia mais predominante entre as mulheres do Brasil. O Nordeste é a região de maior número de casos, e, em Alagoas, o município de Olho d’Água do Casado apresenta os índices mais elevados da 10ª Região de Saúde. O presente trabalho faz um recorte da UBS 03, no período de junho de 2018 a maio de 2019, comunidade sertaneja, urbana/rural e patriarcal com baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), baixa escolaridade e alta prevalência do câncer do colo do útero. O objetivo da proposta de intervenção é reduzir a morte de mulheres por câncer do colo do útero através do aumento da oferta de exames de citologia oncótica e do cumprimento do pacto feito pelo MS em relação a ofertas de exames que garantam cobertura a 80% da população-alvo. Como objetivos específicos, estabeleceram-se os seguintes: negociar com o gestor recursos para implementar o Programa de Assistência Integral à Saúde da Mulher; identificar e adequar as dificuldades das usuárias e a interface com a equipe; elevar o número de agendamentos a partir da otimização dos recursos humanos e materiais, a fim de garantir a meta; promover a saúde de forma integral; conscientizar, estrategicamente, a comunidade para que ela exerça o controle social no âmbito do SUS; imunizar para o HPV; e realizar atividade educativa continuada com adolescentes.

  • ASSISTÊNCIA À SAÚDE (N )
  • Características da População (N01 )
  • Saúde (N01.400 )
  • SAÚDE PÚBLICA (SP )
  • Atenção à Saúde (SP2 )
  • Saúde de Grupos Específicos (SP2.006 )
Na qualidade de titular dos direitos autorais da obra citada, AUTORIZO o MINISTÉRIO DA SAÚDE⁄UNIVERSIDADE ABERTA DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE (UNA-SUS) e a UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS (UFAL) a disponibilizar e distribuir a obra em acesso aberto, na íntegra, para fins não comerciais, para leitura, impressão e download, em caráter público e gratuito, sem ressarcimento dos direitos autorais, em repositórios digitais.
https://ares.unasus.gov.br/acervo/handle/ARES/24597
31/Mar/2022