FICHA TÉCNICA DO RECURSO
Construindo um curso à distância de atenção domiciliar multicêntrico, multiprofissional, multi-institucional, multiformatos
Acervo
(dc.type
)
Documento institucional
Autor
(dc.contributor.author
)
Franco, Suzana Melo
Oliveira, Vinícius de Araújo
Savassi, Leonardo Cançado Monteiro
Data da publicação original
(dc.date.issued
)
2015
Data de publicação no ARES
(dc.date.available
)
2022-04-13T18:09:02Z
Data de submissão ao ARES
(dc.date.accessioned
)
2022-04-13T18:09:02Z
Detentor(es) do direito autoral
(dc.rights.holder
)
Leonardo Cançado Monteiro Savassi
Suzana Melo Franco
Universidade Federal de Pernambuco (UNA-SUS/UFPE)
Vinícius de Araújo Oliveira
Editora do recurso educacional, caso tenha sido publicado anteriormente
(dc.publisher.publisher
)
Ed. Universitária da UFPE
Endereço do recurso no repositório
(dc.identifier.uri
)
https://ares.unasus.gov.br/acervo/handle/ARES/24806
Extensão
(dc.format.extent
)
23 p.
Idioma
(dc.language.iso
)
pt_BR
Instituição
(dc.mediator
)
Secretaria Executiva da UNA-SUS
Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
País
(dc.location.country
)
BRA
Palavras-chave DECS
(dc.subject.decs
)
Educação Continuada
Educação a Distância
Serviços de Assistência Domiciliar
Sistema Único de Saúde
Publicado anteriormente
(dc.published.previously
)
Sim
Regime de direitos autorais
(dc.rights.type
)
Licença própria
Resumo
(dc.description.abstract
)
Trata-se de um capítulo do livro "II Relato de experiências em tecnologias educacionais do Sistema UNA-SUS 2015". Relata-se a implantação do Programa Multicêntrico de Qualificação em Atenção Domiciliar a distância, multiprofissional, multi-institucional, com cursos autoinstrucionais (AI), aperfeiçoamento e de especialização na Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS), envolvendo oito universidades cadastradas. Adotou-se o mapa de ações como estratégia pedagógica; desenvolveu-se um método de validação por produtos intermediários, envolvendo o Ministério da Saúde (MS) como demandante, a Universidade e a Secretaria Executiva da UNA-SUS. Testaram-se softwares de gerenciamento; estabeleceu-se uma equipe de transposição didática de cursos AI para os formatos especialização e aperfeiçoamento. Inscreveram-se nos 17 cursos AI de oferta contínua 24.033 alunos, com média de 2,15 cursos/aluno e 51.701 matrículas, representando ¼ do total do sistema UNA-SUS, com taxa de conclusão de 30,69%, além de 297 alunos na primeira turma de especialização. O curso, inédito em vários aspectos, cumpriu, de maneira exitosa, os objetivos pactuados com o MS.
Termos de uso
(dc.rights.license
)
©2015 Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde da Universidade Federal de Pernambuco (UNA-SUS UFPE). Qualquer parte desta publicação pode ser reproduzida, desde que citada a fonte.
Tipo de recurso
(unasus.learningResourceType
)
Capítulo de livro
Título
(dc.title
)
Construindo um curso à distância de atenção domiciliar multicêntrico, multiprofissional, multi-institucional, multiformatos
URL da fonte original do recurso
(dc.identifier
)
https://ares.unasus.gov.br/acervo/handle/ARES/9084
possui parte
(dc.relation.haspart
)
II relato de experiências em tecnologias educacionais do ... (ARES/9084)
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