FICHA TÉCNICA DO RECURSO
ACOLHIMENTO E RESOLUTIVIDADE NA ASSISTÊNCIA PRESTADA AOS USUÁRIOS DA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE BOA VISTA EM LIMEIRA-SP
Acervo
(dc.type
)
Trabalho de conclusão de curso
Área temática
(dc.subject.classification
)
Atenção Primária / Saúde da Família
Políticas de Saúde e Planejamento
Autor
(dc.contributor.author
)
SILVA, Vanderlei Baptista Da
Data de aceitação
(dc.date.accepted
)
2022.0
Data de publicação no ARES
(dc.date.available
)
2022-04-18T15:28:55Z
Data de submissão ao ARES
(dc.date.accessioned
)
2022-04-18T15:28:55Z
Detentor(es) do direito autoral
(dc.rights.holder
)
Universidade Federal de São Paulo
Endereço do recurso no repositório
(dc.identifier.uri
)
https://ares.unasus.gov.br/acervo/handle/ARES/25019
Idioma
(dc.language.iso
)
Pt-BR
pt_BR
Instituição
(dc.mediator
)
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Orientador
(dc.contributor.advisor
)
OLIVEIRA, Isabel Cristina Dos Santos
País
(dc.location.country
)
BRA
Brasil
Palavras-chave DECS
(dc.subject.decs
)
H02.403.720:Saúde Pública.
N04.452:Organização e Administração
SP2.031.197.118:Unidade Básica de Saúde
Regime de direitos autorais
(dc.rights.type
)
Autorização para TCC
Resumo
(dc.description.abstract
)
A Constituição Federal de 1988 diz em seu artigo 196 que “A Saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para a promoção, proteção e recuperação.” (BRASIL, 1998) Houve a criação e consolidação do Sistema Único de Saúde (SUS) com inegáveis avanços para a saúde brasileira. Todavia, ainda há acesso inadequado aos serviços de saúde, baixa resolutividade das ações, e precarização das relação interprofissionais e entre usuários; baseado nestes fatos, este projeto de estudo analisou o Acolhimento e Resolutividade do cuidado em saúde, prestadas na UBS Boa Vista em Limeira/SP; com perspectivas de ampliar a solução frente a demanda espontânea reprimida, bem como, otimizar o fluxo dos usuários no que tange sentimentos de satisfação, insatisfação e necessidade de escuta constante e diária. Garantir-lhes espaços de escuta e fala é fundamental. Para tal, sendo necessário adequar recursos humanos, físicos e buscar promover maior resolutividade no serviço prestado, destacando o acolhimento, a organização do serviço, o vínculo, o acesso universal, a qualificação da equipe, o matriciamento e a integralidade. Não obstante, o fortalecimento do controle social. Por fim, aponta os desafios para o alcance da resolutividade e as possíveis estratégias para ampliar o poder resolutivo da atenção aos usuários da unidade mencionada.
Termos de uso
(dc.rights.license
)
https://ares.unasus.gov.br/acervo/static/files/Termos de uso do ARES.pdf
Tipo de recurso
(unasus.learningResourceType
)
Trabalho de conclusão de curso
Título
(dc.title
)
ACOLHIMENTO E RESOLUTIVIDADE NA ASSISTÊNCIA PRESTADA AOS USUÁRIOS DA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE BOA VISTA EM LIMEIRA-SP
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