FICHA TÉCNICA DO RECURSO

ACOLHIMENTO E RESOLUTIVIDADE NA ASSISTÊNCIA PRESTADA AOS USUÁRIOS DA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE BOA VISTA EM LIMEIRA-SP
(dc.type )
Trabalho de conclusão de curso
(dc.subject.classification )
Atenção Primária / Saúde da Família
Políticas de Saúde e Planejamento
(dc.contributor.author )
SILVA, Vanderlei Baptista Da
(dc.date.accepted )
2022.0
(dc.date.available )
2022-04-18T15:28:55Z
(dc.date.accessioned )
2022-04-18T15:28:55Z
(dc.rights.holder )
Universidade Federal de São Paulo
(dc.identifier.uri )
https://ares.unasus.gov.br/acervo/handle/ARES/25019
(dc.language.iso )
Pt-BR
pt_BR
(dc.mediator )
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
(dc.contributor.advisor )
OLIVEIRA, Isabel Cristina Dos Santos
(dc.location.country )
BRA
Brasil
(dc.subject.decs )
H02.403.720:Saúde Pública.
N04.452:Organização e Administração
SP2.031.197.118:Unidade Básica de Saúde
(dc.rights.type )
Autorização para TCC
(dc.description.abstract )
          A Constituição Federal de 1988 diz em seu artigo 196 que “A Saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para a promoção, proteção e recuperação.” (BRASIL, 1998) Houve a criação e consolidação do Sistema Único de Saúde (SUS) com inegáveis avanços para a saúde brasileira. Todavia, ainda há acesso inadequado aos serviços de saúde, baixa resolutividade das ações, e precarização das relação interprofissionais e entre usuários; baseado nestes fatos, este projeto de estudo analisou o Acolhimento e Resolutividade do cuidado em saúde, prestadas na UBS Boa Vista em Limeira/SP; com perspectivas de ampliar a solução frente a demanda espontânea reprimida, bem como, otimizar o fluxo dos usuários no que tange sentimentos de satisfação, insatisfação e necessidade de escuta constante e diária. Garantir-lhes espaços de escuta e fala é fundamental. Para tal, sendo necessário adequar recursos humanos, físicos e buscar promover maior resolutividade no serviço prestado, destacando o acolhimento, a organização do serviço, o vínculo, o acesso universal, a qualificação da equipe, o matriciamento e a integralidade. Não obstante, o fortalecimento do controle social. Por fim, aponta os desafios para o alcance da resolutividade e as possíveis estratégias para ampliar o poder resolutivo da atenção aos usuários da unidade mencionada.    
(dc.rights.license )
https://ares.unasus.gov.br/acervo/static/files/Termos de uso do ARES.pdf
(unasus.learningResourceType )
Trabalho de conclusão de curso
(dc.title )
ACOLHIMENTO E RESOLUTIVIDADE NA ASSISTÊNCIA PRESTADA AOS USUÁRIOS DA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE BOA VISTA EM LIMEIRA-SP