FICHA TÉCNICA DO RECURSO
Usabilidade e experiência do usuário: uma contribuição metodológica da UNA-SUS/UFMA
Acervo
(dc.type
)
Documento institucional
Autor
(dc.contributor.author
)
Castro Júnior, Eurides Florindo
Oliveira, Ana Emília Figueiredo de
Padovani, Stephania
Smythe, Kelli Cristine Assis da Silva
Spinillo, Carla Galvão
Data da publicação original
(dc.date.issued
)
2015
Data de publicação no ARES
(dc.date.available
)
2022-04-18T18:46:40Z
Data de submissão ao ARES
(dc.date.accessioned
)
2022-04-18T18:46:40Z
Detentor(es) do direito autoral
(dc.rights.holder
)
Ana Emília Figueiredo de Oliveira
Carla Galvão Spinillo
Eurides Florindo Castro Júnior
Kelli Cristine Assis da Silva Smythe
Stephania Padovani
Universidade Federal de Pernambuco (UNA-SUS/UFPE)
Editora do recurso educacional, caso tenha sido publicado anteriormente
(dc.publisher.publisher
)
Ed. Universitária da UFPE
Endereço do recurso no repositório
(dc.identifier.uri
)
https://ares.unasus.gov.br/acervo/handle/ARES/25160
Extensão
(dc.format.extent
)
19 p.
Idioma
(dc.language.iso
)
pt_BR
Instituição
(dc.mediator
)
Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
País
(dc.location.country
)
BRA
Palavras-chave (em linguagem natural)
(dc.subject.keyword
)
Ambiente virtual de aprendizagem
Experiência do usuário
Palavras-chave DECS
(dc.subject.decs
)
Educação a Distância
Tecnologia Educacional
Tecnologia da Informação
Publicado anteriormente
(dc.published.previously
)
Sim
Regime de direitos autorais
(dc.rights.type
)
Licença própria
Resumo
(dc.description.abstract
)
Trata-se de um capítulo do livro "II Relato de experiências em tecnologias educacionais do Sistema UNA-SUS 2015". Os investimentos em educação em saúde no Brasil possibilitaram a criação da Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde (UNA-SUS) para capacitar e qualificar os trabalhadores do SUS, utilizando a Educação a Distância (EaD). Os cursos oferecidos pela UNA-SUS/UFMA adotam as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) para aprimorar as atividades educativas, permitindo a interação e o compartilhamento do conhecimento e utilizando o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) como interface de mediação entre o usuário/aluno e o curso/conteúdo. O desenvolvimento de artefatos digitais voltados para a educação assim como a organização dos conteúdos nas interfaces desse tipo de ambiente devem ter o foco no usuário/aluno, garantindo a boa experiência e o alcance dos objetivos educacionais. Esse relato objetiva sugerir uma proposta metodológica para avaliar o sistema AVA e os cursos desenvolvidos pela UNA-SUS por meio da mensuração de usabilidade e experiência do usuário (UX).
Termos de uso
(dc.rights.license
)
©2015 Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde da Universidade Federal de Pernambuco (UNA-SUS UFPE). Qualquer parte desta publicação pode ser reproduzida, desde que citada a fonte.
Tipo de recurso
(unasus.learningResourceType
)
Capítulo de livro
Título
(dc.title
)
Usabilidade e experiência do usuário: uma contribuição metodológica da UNA-SUS/UFMA
URL da fonte original do recurso
(dc.identifier
)
https://ares.unasus.gov.br/acervo/handle/ARES/9084
é parte de
(dc.relation.ispartof
)
II relato de experiências em tecnologias educacionais do ... (ARES/9084)
Aparece na coleção: