FICHA TÉCNICA DO RECURSO

MELHORIA DA ATENÇÃO À SAÚDE DO IDOSO NA UBS CASA BRANCA SUZANO -SP
A partir da vivência durante um ano e do estudo detalhado sobre a situação atual do serviço da Unidade Básica em que atuo, foi possível o reconhecimento de algumas fragilidades no atendimento, possibilitando um projeto de intervenção visando a melhoria da qualidade do serviço prestado à população idosa. Tal grupo foi identificado como população de risco sem um programa de atendimento específico. Visando a melhoria da qualidade de atendimento aos idosos como um todo, foi montado um sistema de padronização do atendimento e registro dessas informações para obtenção de um cuidado integral e contínuo. Com poucos  meses de intervenção,após mudanças no agendamento de consultas, priorizando os pacientes idosos,ofertando consultas visando o atendimento espontâneo acessível, mantendo exames complementares periódicos em dia, rastreando doenças crônicas não transmissíveis e adesão ao tratamento proposto, realizando o cadastramento de idosos acamados ou com problemas de locomoção, avaliação multidimensional rápida em dia, avaliação de fragilização da pessoa idosa, exame clínico em dia, orientações nutricionais relevantes e orientações sobre atividade física,orientando sobre a  importância do uso da caderneta de saúde da pessoa idosa, orientação familiar, criação de grupos específicos para tratar o idoso de maneira global. Com pequenas intervenções no atendimento do idoso posso concluir que os benefícios para a população foram visíveis, a satisfação dos usuários e familiares com a escuta atenta aos problemas relatados, o interesse por questões que antes não eram abordadas, o cuidado global da saúde do idoso em vez de uma renovação mecânica de receitas, a maior tranquilidade e acesso ao atendimento médico foram ferramentas essenciais para um atendimento integral, contínuo e longitudinal  voltado para as necessidades singulares desta parcela crescente da população.        


  • PSIQUIATRIA E PSICOLOGIA (F )
  • Comportamento e Mecanismos Comportamentais (F01 )
  • Psicologia Social (F01.829 )
  • Estilo de Vida (F01.829.458 )
  • Estilo de Vida Saudável (F01.829.458.205 )

  • ASSISTÊNCIA À SAÚDE (N )
  • Instituições de Saúde, Recursos Humanos e Serviços (N02 )
  • Serviços de Saúde (N02.421 )
  • Serviços Preventivos de Saúde (N02.421.726 )
  • ASSISTÊNCIA À SAÚDE (N )
  • Meio Ambiente e Saúde Pública (N06 )
  • Saúde Pública (N06.850 )
  • Prática de Saúde Pública (N06.850.780 )
  • SAÚDE PÚBLICA (SP )
  • Atenção à Saúde (SP2 )
  • Serviços de Saúde (SP2.840 )
  • Serviços Preventivos de Saúde (SP2.840.385 )
  • Prevenção de Doenças (SP2.840.385.619 )
https://ares.unasus.gov.br/acervo/static/files/Termos de uso do ARES.pdf
https://ares.unasus.gov.br/acervo/handle/ARES/26077
25/Apr/2022