FICHA TÉCNICA DO RECURSO

A IMPORTÂNCIA DO GRUPO DE GESTANTES NA ATENÇÃO PRIMÁRIA
A atenção pré-natal consiste no acompanhamento das gestantes e prevê medidas de promoção à saúde, rastreio e tratamento de condições que inteferem na saúde materno-infantil. Além das consultas preconizadas pelo Ministério da Saúde, as práticas integrativas e complementares, como os grupos de gestantes, são medidas essenciais para maior adesão e melhor qualidade ao pré-natal. O objetivo deste estudo é relatar a experiência das práticas integrativas para gestantes na Unidade de Saúde da Família Jardim Carla no município de Santo André-SP. A principal ferramenta utilizada foi a adoção de grupos mensais de gestantes, com objetivo de informar sobre os principais temas da gravidez e dispor de um espaço para trocas de experiências entre as gestantes. As participantes destas práticas educativas apresentam número de consultas pré-natais acima do preconizado, demonstrando a importância da manutenção e aprimoração destas práticas na atenção primária.

  • TÉCNICAS E EQUIPAMENTOS ANALÍTICOS, DIAGNÓSTICOS E TERAPÊUTICOS (E )
  • Terapêutica (E02 )
  • HOMEOPATIA (HP )
  • Terapêutica Homeopática (HP3 )

  • TÉCNICAS E EQUIPAMENTOS ANALÍTICOS, DIAGNÓSTICOS E TERAPÊUTICOS (E )
  • Terapêutica (E02 )
  • Assistência ao Paciente (E02.760 )
  • ASSISTÊNCIA À SAÚDE (N )
  • Instituições de Saúde, Recursos Humanos e Serviços (N02 )
  • Serviços de Saúde (N02.421 )
  • Serviços de Saúde Comunitária (N02.421.143 )
  • Serviços de Saúde Materna (N02.421.143.620 )
  • ASSISTÊNCIA À SAÚDE (N )
  • Instituições de Saúde, Recursos Humanos e Serviços (N02 )
  • Serviços de Saúde (N02.421 )
  • Assistência ao Paciente (N02.421.585 )

  • DENOMINAÇÕES DE GRUPOS (M )
  • Pessoas (M01 )
  • Mulheres (M01.975 )
  • SAÚDE PÚBLICA (SP )
  • Estudos Populacionais em Saúde Pública (SP3 )
  • Características da População (SP3.522 )
  • População (SP3.522.561 )
  • Pessoas (SP3.522.561.200 )
https://ares.unasus.gov.br/acervo/static/files/Termos de uso do ARES.pdf
https://ares.unasus.gov.br/acervo/handle/ARES/26089
25/Apr/2022