FICHA TÉCNICA DO RECURSO

DEPRESSÃO NO IDOSO NA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA: AÇÕES DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE NA USF CHÁCARA SANTA CECÍLIA
Este projeto de intervenção buscou oferecer aos idosos da USF Chácara Santa Cecília, um atendimento voltado para o tratamento do quadro depressivo. Ao abordar o problema da depressão na população idosa espera-se que os profissionais das equipes de saúde da família ofereçam melhor atenção ao idoso e que esta população tenha melhor qualidade de vida. Contou com a participação dos agentes comunitários de saúde, enfermeira, psicólogo, psiquiatra e educador físico. Foram realizadas capacitação da equipe de saúde, palestras para os idosos e seus familiares e caminhadas ao ar livre com os pacientes, familiares, profissionais da saúde e membros da comunidade local. Criou-se um grupo fixo de caminhadas cujo objetivo é fazer com que os idosos se encontrem na praça da comunidade e pratiquem atividades físicas juntos, visamos preservar força muscular, controle pressórico, diminuição de doenças circulatórias e melhora do quadro da depressão. Sabemos que há muito a ser feito, mas creio que estamos no caminho certo. Essa ação do grupo de caminhadas deverá trazer benefícios a médio prazo, podendo confirmar a eficácia das intervenções realizadas pelo presente projeto.  

  • PSIQUIATRIA E PSICOLOGIA (F )
  • Fenômenos Psicológicos (F02 )
  • ASSISTÊNCIA À SAÚDE (N )
  • Características da População (N01 )
  • Saúde (N01.400 )
  • SAÚDE PÚBLICA (SP )
  • Atenção à Saúde (SP2 )
  • Saúde (SP2.770 )

  • DENOMINAÇÕES DE GRUPOS (M )
  • Pessoas (M01 )
  • Grupos Etários (M01.060 )
  • Adulto (M01.060.116 )

  • PSIQUIATRIA E PSICOLOGIA (F )
  • Comportamento e Mecanismos Comportamentais (F01 )
  • Comportamento (F01.145 )
  • Sintomas Comportamentais (F01.145.126 )
  • PSIQUIATRIA E PSICOLOGIA (F )
  • Comportamento e Mecanismos Comportamentais (F01 )
  • Emoções (F01.470 )
https://ares.unasus.gov.br/acervo/static/files/Termos de uso do ARES.pdf
https://ares.unasus.gov.br/acervo/handle/ARES/26109
25/Apr/2022