FICHA TÉCNICA DO RECURSO
TERRITÓRIO AMIGO: FORTALECER O VÍNCULO ENTRE COMUNIDADE E A EQUIPE SAÚDE DA FAMÍLIA POR MEIO DO PROCESSO DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE, VALENDO-SE DOS RECURSOS SOCIAIS DO TERRITÓRIO DO BAIRRO JARDIM GABRIELA – JANDIRA /SP.
Autor(es):
Instituição:
Resumo:
A proposta deste Projeto de Saúde do Território insere-se no contexto do desenvolvimento das práticas educativas na atenção integral e de promoção da saúde, prevenção de agravos e escuta qualificada das necessidades das pessoas como grupo específico da comunidade adscrita na ESF Gabriela do Jardim Gabriela na cidade Jandira, Estado de São Paulo. Pretende-se com este projeto de saúde do território, fortalecer o vínculo entre a Equipe em Saúde da Família e comunidade ao adentrar as redes sociais, como associações de amigos de bairro, igrejas e escolas. Desta forma pode-se enriquecer a construção do Projeto Terapêutico ao reconhecer o contexto comunitário, desde as dificuldades de mobilização como também as inerentes dos compromissos laborais individuais das pessoas. A estratégia que possibilitará aplicar novos conhecimentos pela equipe de saúde a partir da aproximação e da apropriação do conhecimento do território leva em consideração a participação das pessoas no processo de autoaprendizagem e da promoção da saúde em uma relação mais horizontalizada, humanizada e contextualizada.
Palavras-chave DeCS (clique para expandir a hierarquia):
I02.233.332:Educação em Saúde
HP3.018:Práticas Integrativas e Complementares.
- ANTROPOLOGIA, EDUCAÇÃO, SOCIOLOGIA E FENÔMENOS SOCIAIS (I )
- Educação (I02 )
- Educação não Profissionalizante (I02.233 )
- ASSISTÊNCIA À SAÚDE (N )
- Instituições de Saúde, Recursos Humanos e Serviços (N02 )
- Serviços de Saúde (N02.421 )
- Serviços Preventivos de Saúde (N02.421.726 )
- TÉCNICAS E EQUIPAMENTOS ANALÍTICOS, DIAGNÓSTICOS E TERAPÊUTICOS (E )
- Terapêutica (E02 )
- HOMEOPATIA (HP )
- Terapêutica Homeopática (HP3 )
Termos de uso:
https://ares.unasus.gov.br/acervo/static/files/Termos de uso do ARES.pdf
Data de submissão:
25/Apr/2022
Aparece na coleção: