FICHA TÉCNICA DO RECURSO

EDUCAÇÃO PERMANENTE DOS AGENTES DE SAÚDE DA UBS VILA PAIVA, NO MUNICÍPIO DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS.
O surgimento do trabalho do agente comunitário de saúde (ACS) vem de encontro a um periodo de reorganização e de hierarquização das redes de atenção do sistema único de saúde. A valorização da atenção primária como porta de entrada do SUS mostrou ainda mais a importância do elo cultural e cientifico realizado pelos agentes de saude e comunidade. Apesar de possuirem um importante papel na atenção primária os profissionais demonstram-se despreparados para atuar na elaboração de ações educativas e no fornecimento de orientações a população. Dentro desse contexto o presente estudo propõe a elaboração de reuniões periódicas para a educação permanente desses profissionais, tendo em vista o que propões o PNEPS , programa nacional de educação permanente em saúde. O conhecimento deve ser construido de forma continuo, no cotidiano, com todos profissionais, descontruindo o modelo tradicional de formação profissional. Assim, espera-se que com a educação permanente dos agentes comunitários, seja possivel oferecer a população um serviço de melhor qualidade e abrangente.

  • ASSISTÊNCIA À SAÚDE (N )
  • Administração de Serviços de Saúde (N04 )
  • Administração dos Cuidados ao Paciente (N04.590 )

  • ANTROPOLOGIA, EDUCAÇÃO, SOCIOLOGIA E FENÔMENOS SOCIAIS (I )
  • Educação (I02 )
  • Educação não Profissionalizante (I02.233 )
  • ASSISTÊNCIA À SAÚDE (N )
  • Instituições de Saúde, Recursos Humanos e Serviços (N02 )
  • Serviços de Saúde (N02.421 )
  • Serviços Preventivos de Saúde (N02.421.726 )

  • DENOMINAÇÕES DE GRUPOS (M )
  • Pessoas (M01 )
  • Categorias de Trabalhadores (M01.526 )
  • Pessoal de Saúde (M01.526.485 )
  • Pessoal Técnico de Saúde (M01.526.485.067 )
  • ASSISTÊNCIA À SAÚDE (N )
  • Instituições de Saúde, Recursos Humanos e Serviços (N02 )
  • Pessoal de Saúde (N02.360 )
  • Pessoal Técnico de Saúde (N02.360.067 )
https://ares.unasus.gov.br/acervo/static/files/Termos de uso do ARES.pdf
https://ares.unasus.gov.br/acervo/handle/ARES/26188
25/Apr/2022